Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Não houve vazamento de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas no rio Tocantins, indica análise

Conclusão é da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) divulgada nesta sexta-feira

 

A análise da água do rio Tocantins indicou que não houve vazamento de ácido sulfúrico e de defensivos agrícolas após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no último domingo (22). A conclusão é da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) divulgada nesta sexta-feira (27).

Três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo – caíram na água do rio no momento do desabamento. Para saber se o conteúdo não vazou, a agência coletou amostras da água em quatro pontos diferentes dois dias após o desabamento, na terça-feira (24). Em nenhuma das amostras foram encontrados as substâncias transportadas nos caminhões.

O primeiro ponto de monitoramento é na barragem da hidrelétrica de Estreito. O segundo fica perto da ponte. O terceiro ponto fica em Porto Franco (MA), a 30km do desastre. Já o quarto ponto está próximo à captação de água do rio Tocantins para abastecimento de Imperatriz (MA).

No entanto, a ANA ressalta que “enquanto o material químico estiver depositado no rio Tocantins, persiste o risco de eventual rompimento dos recipientes e contaminação da água, com impactos sobre o meio ambiente, usos múltiplos e abastecimento público de comunidades ribeirinhas e cidades ao longo do rio”.

Na quarta-feira (25), a ANA já tinha liberado a água do rio para consumo, ao indicar que não havia risco de contaminação. A agência informou que continuará fazendo o monitoramento diário da água.

Buscas por desaparecidos

Nesta sexta-feira (27), subiu para 10 o número de mortos na tragédia, com a localização de mais um corpo. Sete pessoas ainda estão desaparecidas. Nesta sexta, as buscas foram parcialmente suspensas devido ao risco de novo desabamento. Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o trabalho será retomado quando chegarem equipamentos de precisão que vão apontar o nível de estabilidade na estrutura que ainda está de pé. A previsão é voltar as buscas completas neste sábado (28).

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais