O Mercado Municipal de Campinas entrou, nesta segunda-feira (1º), em uma nova etapa de funcionamento com a reabertura do prédio histórico após obras de revitalização. Cerca de 74 permissionários retornaram aos seus boxes dentro do edifício, o que representa aproximadamente 80% da ocupação total. A expectativa é de que todos os comerciantes estejam de volta ao espaço até a primeira quinzena de setembro.
Durante o período de obras, os permissionários atuaram em tendas montadas no estacionamento do mercado. Com o avanço da reinstalação nos boxes reformados, a desmontagem dessas estruturas provisórias tem início nesta terça-feira (2) e deve ser concluída em até 12 dias. Após a retirada das tendas, o estacionamento passará por recapeamento e ajustes antes de ser reaberto ao público.
De acordo com Enrique Lerena, presidente da Setec (Serviços Técnicos Gerais), desde janeiro os permissionários puderam apresentar seus projetos individuais para adaptação dos boxes. Cabe a cada comerciante a execução das obras internas, como instalação de revestimentos, balcões e equipamentos, além de infraestrutura como internet e telefonia.
“No final de janeiro, 21 permissionários já estavam em obras. Outros seguem em fase de adequação, por isso esse retorno será gradual e poderá causar pequenos transtornos durante o processo de adaptação”, afirmou Lerena. Ele também destacou que há demanda dos próprios comerciantes para que o estacionamento volte a operar o quanto antes.
As obras de revitalização do Mercado Municipal foram entregues oficialmente no dia 31 de julho, durante uma visita guiada. Com 117 anos, o prédio é considerado uma das “7 Maravilhas de Campinas” e passou por sua primeira grande intervenção estrutural desde a inauguração.
O projeto teve investimento total de R$ 8,5 milhões, sendo R$ 5 milhões provenientes de um convênio com o Ministério do Turismo, via emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira. A contrapartida da Prefeitura de Campinas completou o montante.
Iniciadas em julho de 2023, as intervenções buscaram restaurar o edifício desgastado pelo tempo. As melhorias incluíram recuperação da estrutura, padronização dos boxes e ampliação da área de atendimento com a construção de um mezanino, que vai abrigar dois novos restaurantes.
Foto: Prefeitura de Campinas