O deputado federal Marcos Antonio Pereira (Republicanos) comentou à RFTV, durante sua participação no programa RFNews, sobre a posse de Donald Trump (Partido Republicano), que ocorreu nesta segunda-feira (20).
Ao retomar a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez, Trump já implementou diversas medidas, sendo uma das mais destacadas, segundo Pereira, a retirada do país do Acordo de Paris. O deputado lembrou que, embora Trump já tivesse tomado essa decisão em seu mandato anterior, o presidente Joe Biden havia reingressado no acordo durante sua administração. Pereira explicou que o Acordo de Paris é um pacto assinado entre vários países sobre questões climáticas.
Outra medida de grande repercussão mencionada por Marcos Pereira durante sua participação foi a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os Estados Unidos são o maior financiador da organização, e isso pode colocar em risco, inclusive, a sobrevivência da OMS”, alertou o deputado.
Pereira também expressou preocupação com a situação dos brasileiros que vivem de forma irregular no país, estimados em cerca de 230 mil. Desde sua campanha, Trump defende a deportação em massa desses imigrantes. “Esse é um tema para que o governo brasileiro, o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores e o Congresso Nacional fiquem atentos, para que possamos proteger nossos conterrâneos que buscaram o sonho americano”, afirmou.
O deputado ainda lembrou a ação do ex-prefeito do Rio de Janeiro e também deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos), que, enquanto senador, promoveu uma repatriação de brasileiros, destacando o gesto como uma ação humanitária e social.
Matéria: Anna Beatriz Viganó
Imagem: Reprodução/RFTV