A homenagem contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite
A região de Campinas ganhou um importante reforço na segurança pública. A 2ª Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) foi apresentada oficialmente e passa a atender uma população estimada de 655 mil habitantes, distribuídos entre os municípios de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor.
A nova unidade tem como objetivo atuar de forma tática e integrada em ocorrências de alta complexidade, especialmente aquelas que representam graves ameaças à ordem pública.
Queda nos índices criminais
Sob o comando do coronel Cleotheos Sabino, a região de Piracicaba registrou, entre janeiro e julho deste ano, redução significativa nos índices de criminalidade em comparação com o mesmo período de 2024. Houve queda nos casos de homicídios, estupros, furtos e roubos — sendo o de carga o menor em 25 anos.
Novo comandante do 10º Baep
A cerimônia também marcou a comemoração do aniversário de seis anos do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), sediado em Piracicaba. Na ocasião, foi apresentado o novo comandante da unidade, o tenente-coronel Paulo Roberto Nucci Júnior, que assume com o desafio de manter a eficiência no combate à criminalidade na região.
Bombeiros: 5 anos do CBI-1
Ainda nesta quinta-feira (4), Campinas sediou o aniversário de cinco anos do Comando de Bombeiros do Interior 1 (CBI-1). A unidade é responsável por atender 168 dos 645 municípios paulistas, abrangendo quatro grupamentos: Campinas (7° GB), Sorocaba (15° GB), Piracicaba (16° GB) e Jundiaí (19° GB).
Durante o evento, foi entregue a medalha Heróis de Fogo a personalidades que contribuíram com o Corpo de Bombeiros de São Paulo. A homenagem contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o comandante do Comando de Policiamento do Interior 1, coronel Diógenes Munhoz, e o comandante dos Bombeiros, coronel Alexandre Merlin. (Renan Isaltino)
Fonte e Foto: Sec Segurança Pública