Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Mais de 150 chineses lutam pela Rússia na Ucrânia, aponta relatório de Kiev

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que os serviços de inteligência do país identificaram pelo menos 155 cidadãos chineses combatendo ao lado das forças russas no leste ucraniano. A informação veio à tona após a captura de dois chineses por unidades ucranianas em áreas onde as tropas russas avançam.

Segundo Zelensky, a Rússia tem recrutado cidadãos chineses por meio de redes sociais, com pleno conhecimento das autoridades de Pequim. O governo ucraniano diz ter reunido nomes, datas de nascimento e as unidades militares russas às quais os combatentes foram designados. Ainda não está claro, segundo ele, se esses indivíduos estão atuando sob ordens diretas do governo chinês.

“A questão chinesa é séria. Temos os nomes e dados de passaporte de 155 cidadãos chineses que estão lutando contra ucranianos no território ucraniano. Estamos coletando informações e acreditamos que esse número seja ainda maior”, afirmou o presidente.

Zelensky sugeriu que os Estados Unidos deveriam pressionar Moscou em relação à presença de cidadãos chineses no campo de batalha. Também sinalizou a possibilidade de trocar os capturados por prisioneiros de guerra ucranianos.

Em resposta, o governo chinês classificou as declarações como “infundadas”. O Ministério das Relações Exteriores da China reiterou que o país sempre orientou seus cidadãos a evitar zonas de conflito e a não se envolver em operações militares estrangeiras. Pequim afirmou ainda estar em contato com Kiev para esclarecer a situação, mas criticou o que chamou de “comentários irresponsáveis”.

Desde o início da guerra, a China manteve uma posição ambígua: evitou condenar a invasão russa e declarou uma “parceria sem limites” com Moscou, enquanto tenta se apresentar como mediadora de um possível acordo de paz.

Zelensky também associou o envio de cidadãos chineses ao que chamou de “segundo erro estratégico” da Rússia na guerra, após o que ele e países ocidentais descreveram como o envio de mais de 11 mil soldados norte-coreanos à região de Kursk, oeste da Rússia.

“Os EUA estão vendo claramente as ações da Rússia, mas não reagem com a força necessária”, disse o presidente ucraniano.

“Não há qualquer tipo de declaração mais contundente, tampouco iniciativa diplomática à altura do que está ocorrendo”, completou.

Embora Moscou não tenha feito declarações públicas sobre o tema, o almirante Samuel Paparo, comandante das forças americanas no Indo-Pacífico, confirmou em audiência no Congresso dos EUA a captura de dois chineses na Ucrânia. Segundo ele, qualquer sucesso militar da Rússia pode encorajar Pequim em suas próprias ambições.

Zelensky também comentou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estaria frustrado com o não cumprimento, por parte do Kremlin, de promessas feitas nos bastidores, como a rejeição russa a uma proposta americana de cessar-fogo total.

“Acredito que Trump esteja irritado porque Putin não está entregando o que prometeu. Não sabemos tudo o que eles conversaram, mas sabemos bastante. E realmente esperamos uma reação”, disse Zelensky.

 

Fonte: R7

Foto: Divulgação/Serviço de Segurança da Ucrânia

Adolescente é detido durante patrulhamento da Força Tática em Limeira; veículo é apreendido

O jovem teria adquirido o carro por R$ 4 mil  Durante patrulhamento de rotina na noite desta segunda-feira (28), no Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), a equipe da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo Gol suspeito de envolvimento em um furto a uma loja de pneus na cidade.  Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o jovem. No entanto, durante a vistoria do veículo, os militares verificaram diversas irregularidades, entre elas o lacre da placa danificado.  Segundo o sargento Wellington, da Força Tática, que deu detalhes sobre a ocorrência, o adolescente foi questionado a respeito da procedência do carro. Ele alegou que teria adquirido o veículo por meio das redes sociais, pelo valor de R$ 4 mil. O jovem foi encaminhado ao plantão policial de Limeira, acompanhado pela mãe.  Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado. O veículo, entretanto, permaneceu apreendido devido às irregularidades constatadas.  O caso será investigado para apurar possíveis ligações do automóvel com o furto registrado na loja de pneus. (Renan Isaltino)

Veja mais

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais