Portal Veloz

Mais de 1,3 milhão de eleitores paulistas correm risco de ter título cancelado

O prazo para resolver a situação termina na próxima segunda-feira

 O estado de São Paulo registra mais de 1,3 milhão de eleitores com pendências no título de eleitor, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). O motivo: a ausência nas urnas por três turnos consecutivos sem justificativa ou regularização. O prazo para resolver a situação termina na próxima segunda-feira, dia 19 de maio.

 Apesar do número expressivo de irregularidades, a procura por regularização tem sido tímida. Nos últimos dois meses, apenas 26 mil eleitores buscaram atendimento junto à Justiça Eleitoral no estado. Caso não regularizem o documento a tempo, esses cidadãos terão seus títulos automaticamente cancelados.

 A consequência vai além de perder o direito ao voto. Sem o título regular, o eleitor pode enfrentar obstáculos para obter passaporte, regularizar o CPF, tomar posse em concursos públicos ou até realizar matrícula em instituições de ensino público.

 Para regularizar a situação, é necessário pagar uma multa de R$ 3,51 por turno ausente. O pagamento pode ser feito até mesmo via Pix, o que facilita o processo. A consulta à situação do título pode ser feita pelo site do TSE, https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor, no menu de autoatendimento, ou pelo aplicativo e-Título.

 Em São Paulo, os cartórios eleitorais estão preparados para receber os eleitores presencialmente, independentemente da zona eleitoral à qual estejam vinculados. Quem pretende votar nas eleições municipais de outubro deve estar com a documentação em dia — e o prazo está cada vez mais curto. (Renan Isaltino)

Fonte: Agência Brasil

Foto: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz