Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Limeira gera 423 novos empregos em janeiro

Limeira iniciou o ano com saldo positivo na geração de empregos, informou o Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (26). Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro foram 4.435 admissões, ante 4.012 desligamentos, totalizando 423 novos postos de trabalho formais no município.
O bom resultado em Limeira no mês de janeiro foi impulsionado pela indústria, que abriu 459 novos postos de trabalho, seguido pelo setor de serviços, com saldo positivo de 93 vagas. A construção civil gerou 27 novos empregos e o comércio, como era esperado pela sazonalidade, fechou 156 postos.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, a abertura de vagas na indústria é excelente para o município, pois, em geral, é um setor com salários médios mais elevados e que oferece uma quantidade maior de benefícios aos trabalhadores, gerando efeito positivo em cadeia na nossa economia.
“Agradeço aos empreendedores e empresários que estão gerando empregos em Limeira. Desde o início do governo, além de buscar atrair novas empresas para o município, temos nos dedicado a oferecer ao setor produtivo as condições necessárias para novos investimentos. Tenho a convicção de que, em breve, colheremos os frutos desse trabalho”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
O número de 423 novos postos em janeiro deste ano é 45% superior ao registrado no mesmo mês de 2024, quando foram abertas 292 vagas, e representa uma recuperação dos empregos formais no município, que havia registrado o fechamento de 2.212 postos no mês anterior (dezembro de 2024).
Caged
Janeiro de 2024: +292
Dezembro de 2024: -2.212
Janeiro de 2025: +423
Saldo por setor – janeiro de 2025
Indústria: +459
Serviços: +93
Construção: +27
Comércio: -156
Fonte: Ministério do Trabalho
Foto: Prefeitura de Limeira

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais