A licitação para a concessão do transporte público coletivo convencional de Campinas prevê frota elétrica de 60 ônibus.
A administração municipal informou que serão 10 veículos incorporados por ano, sendo cinco em cada um dos dois lotes de concessão. Com isso, o crescimento será escalonado, entre o primeiro e o sexto ano de vigência do contrato.
Além disso, ainda há a possibilidade de ampliar a frota eletrificada, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O financiamento poderá ser utilizado para a aquisição de outros 256 ônibus elétricos.
É possível participar da Consulta Pública e dar sugestões. A minuta do edital de licitação está disponível nos endereços eletrônicos da Secretaria de Transportes de Campinas (Setransp), em https://campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes/pagina/consulta-publica-da-licitacao-do-transporte-2025-; e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em www.emdec.com.br/novotransporte.
Também há urnas para o recebimento de sugestões nos terminais urbanos Barão Geraldo, Campo Grande, Central e Ouro Verde. A Consulta Pública segue até o dia 2 de julho.
Foto: Prefeitura de Campinas