Inteligência artificial da Prefeitura passa a oferecer orientação especializada no enfrentamento à violência doméstica
A Prefeitura de Limeira ampliou as funcionalidades da LIA, inteligência artificial oficial do município, que agora passa a oferecer o Lia por Elas, um atendimento especializado de informação, acolhimento inicial e orientação segura para mulheres em situação de violência. O serviço está disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (19) 98416-0156 e integra a Rede Elza Tank, fortalecendo as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e de prevenção do feminicídio.
Com a nova programação, a Lia amplia o acesso da população à informação confiável e orienta mulheres, familiares, amigas, vizinhas e qualquer pessoa que deseje ajudar, facilitando a identificação de sinais de violência e o encaminhamento correto para a rede de proteção.
“A Lia já é uma ferramenta importante de atendimento à população e, agora, passa a cumprir um papel ainda mais sensível e necessário. Com o Lia por Elas, estamos usando a tecnologia para acolher, orientar e proteger as mulheres, reforçando o compromisso da Prefeitura com a vida, a segurança e os direitos de todas”, destacou a primeira-dama Luciana Félix.
O Lia por Elas orienta sobre os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, como violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, com exemplos claros, sinais de alerta e explicações sobre comportamentos abusivos, como controle excessivo, humilhações, perseguição, e chantagem emocional. O serviço também explica o ciclo da violência e apresenta indicadores de risco de feminicídio.
Em situações de emergência, a ferramenta oferece orientações seguras sobre como agir após uma agressão, diante de ameaças, na busca por atendimento médico, no registro de provas e na proteção de crianças e familiares, sempre reforçando que, em caso de risco imediato, é fundamental acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Samu pelo 192.
A Lia também orienta sobre como denunciar com segurança, seja a própria vítima ou terceiros, explicando como registrar Boletim de Ocorrência presencial ou eletrônico, quando procurar a Delegacia de Defesa da Mulher e como funcionam as medidas protetivas previstas em lei.
Outro destaque é a facilitação do acesso à rede de proteção e aos direitos garantidos às mulheres, reunindo informações sobre a Delegacia de Defesa da Mulher, Cras, Creas, serviços de saúde, abrigos, casas de acolhimento, Patrulha Maria da Penha, Botão do Pânico, quando concedido, além de orientar sobre como acessar os serviços da Rede Elza Tank.
“A Lia não se tornou um canal de denúncia. Ela é uma ferramenta de apoio e orientação, pensada para auxiliar na comunicação e indicar caminhos seguros para pessoas que sofrem violência, que desconfiam de alguma situação ou que precisam de informação para ajudar alguém. O objetivo é acolher, orientar e conectar com a rede correta, sempre reforçando a importância dos canais oficiais e de emergência quando há risco”, explicou o secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians.
Além do atendimento direto, o Lia por Elas também atua na prevenção e conscientização social, com conteúdos educativos sobre relações saudáveis, autonomia emocional e financeira, sinais de abuso no início dos relacionamentos, importância da denúncia e responsabilidade coletiva no enfrentamento da violência.
O serviço responde de forma acolhedora e objetiva a dúvidas frequentes da população, com diálogos guiados e fluxos estruturados para diferentes situações, garantindo orientação clara e segura. A Prefeitura reforça que todas as denúncias são tratadas com responsabilidade, sigilo e prioridade.
Canais oficiais de denúncia e apoio
190 – Polícia Militar
153 – Guarda Civil Municipal
180 – Central de Atendimento à Mulher
100 – Disque Direitos Humanos
192 – Samu
Delegacia de Defesa da Mulher de Limeira: (19) 3451-5821
Boletim de Ocorrência Eletrônico: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia











