Já é possível percorrer a avenida John Boyd Dunlop (JBD), entre a rua Mário Scolari e a Praça da Concórdia, sem semáforos fechados. A chamada “Onda Verde” foi implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 28 semáforos no sentido bairro-Centro e em 29 no sentido oposto. A ação permite que os condutores poupem tempo no trajeto, segundo testes realizados, que compararam o antes e o depois da implantação.
Com o novo padrão de sincronia dos semáforos e de fluidez do tráfego, os técnicos da Emdec registraram uma redução de 13% no tempo necessário para percorrer o trecho no sentido Centro-bairro, e de 11% no sentido oposto. A “Onda Verde” já está operando na via de segunda a sábado, das 5h30 às 23h; e aos domingos, das 6h30 às 23h. Os tempos semafóricos programados para a madrugada já atendem ao baixo fluxo registrado na via durante o horário.
Mas para o condutor se beneficiar da novidade, é preciso atenção à velocidade do veículo. A programação dos semáforos considera o tempo percorrido por quem respeita o limite de velocidade da via, que é de 50 km/h. Ou seja, não adianta se apressar: quem ultrapassa o limite de velocidade, além de correr riscos, também pegará os próximos semáforos fechados.
Além de oferecer mais agilidade nos trajetos percorridos e incentivar o respeito à velocidade máxima da via, a “Onda Verde” promove benefícios ambientais. Isso porque, ao reduzir as paradas nos semáforos e o tempo do trajeto, há uma otimização do uso dos veículos, reduzindo a emissão de gases poluentes.
“Esta é uma iniciativa de mobilidade urbana que impacta diversos fatores que influenciam a qualidade de vida da população. Desde o benefício imediato de chegar mais rápido em casa ou ao trabalho, até aqueles que o condutor não vê, como a qualidade do ar e uma maior proteção contra sinistros que envolvam o excesso de velocidade”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Vale lembrar que o fluxo promovido pela “Onda Verde” pode ser afetado por situações adversas de trânsito, como a ocorrência de sinistros e bloqueios emergenciais na via, ou uma quantidade muito grande de veículos em circulação, o que impacta a manutenção da velocidade.
Corredor Ouro Verde será o próximo a receber a ação
O estudo para a implantação da “Onda Verde” na JBD foi iniciado a partir do atendimento da Emdec a uma demanda da população, sobre o número de paradas realizadas em semáforos na via, durante o fluxo. Técnicos da empresa fizeram os primeiros levantamentos de dados, em campo, em dezembro de 2024, em trecho entre o Satélite Íris e a Praça da Concórdia. Depois, ampliaram para todo o trecho contemplado.
Considerando os diferentes fluxos em horários de pico e entrepico, os profissionais realizaram a reprogramação remota dos equipamentos, a partir da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos da Emdec, que fica na sede da empresa, na Vila Industrial. Isso foi possível após a centralização de todos os controladores semafóricos da JBD, no segundo semestre de 2024. Antes, a alteração dos tempos de cada sinal precisava ser realizada no local.
Depois, os técnicos fizeram testes in loco, observações e ajustes necessários, até chegarem aos tempos semafóricos hoje adotados para a “Onda Verde”, que são diferentes, a depender do horário. O tempo de travessia para os pedestres continua sendo respeitado e acompanha a programação.
Com a iniciativa concluída no corredor Campo Grande, agora a equipe se debruça sobre estudo semafórico que beneficie o corredor Ouro Verde. No momento, os técnicos levantam dados sobre os fluxos registrados em dois trechos da avenida das Amoreiras: entre as ruas Rio Grande do Sul e Amância Cesarino, e entre a rua Itapecirica da Serra e a avenida Ana Beatriz Bierrembach.
Outras vias da metrópole já contam com ajustes em semáforos, promovendo o fluxo quando a velocidade permitida é mantida pelos condutores. Entre elas, as avenidas Francisco Glicério, Senador Saraiva, Campos Sales e Barão de Itapura.
Foto: Prefeitura de Campinas