Portal Veloz

Horários desencontrados entre UBSs e farmácias públicas em Campinas afetam tratamento e geram debate na Câmara

O vereador Nick Schneider (PL) protocolou um projeto de lei que determina que as farmácias públicas instaladas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campinas funcionem no mesmo horário de atendimento das unidades. A proposta busca garantir o acesso contínuo e integral da população aos medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS.

A ideia surgiu após um requerimento de informações apresentado por Nick em abril deste ano, no qual o parlamentar questionou os horários de funcionamento das UBS e de suas farmácias, além de eventuais variações entre as unidades.

“Recebemos diversas reclamações de pessoas que foram atendidas na UBS, mas não conseguiram retirar o medicamento no mesmo dia porque a farmácia já estava fechada. Isso gera um prejuízo direto à saúde da população e compromete a adesão ao tratamento, além de sobrecarregar ainda mais o sistema público”, afirma o vereador.

Com a proposta, Nick espera corrigir esse descompasso, garantindo mais eficiência no serviço público e dignidade aos usuários do sistema de saúde. “É uma medida simples, de baixo custo, mas de grande impacto para quem depende do SUS”, completa.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz