O Guarani Futebol Clube aderiu ao programa antirracista “Pela Cor do Esporte, idealizado pela PUC-Campinas, que cria o primeiro Núcleo Permanente de Estudos sobre Racismo no Esporte na cidade. A campanha foi oficializada nesta segunda-feira (17), na sede de Prefeitura de Campinas.
O presidente Rômulo Amaro participou da cerimônia de lançamento ao lado de autoridades municipais e representantes de diversas instituições, como a Prefeitura de Campinas, o Ministério Público, a Federação Paulista de Futebol e outras entidades de dentro e fora do esporte.
“Participamos desse programa para reafirmar nosso compromisso e promover mais ações práticas de combate ao racismo. O futebol precisa ser uma ferramenta de inclusão social, então o clube está totalmente alinhado a iniciativas que busquem melhorar essa realidade”, afirmou o presidente.
A campanha “Pela Cor do Esporte” prevê uma série de ações no âmbito esportivo e educacional com foco na conscientização, prevenção e enfrentamento ao racismo. Entre as medidas assinadas pelo Guarani e demais instituições estão:
• Criação de um Núcleo Permanente de Estudos sobre Racismo no Esporte;
• Distribuição de materiais informativos em eventos esportivos;
• Incentivo para que ao menos 30% das crianças que entram em campo com os atletas sejam negras;
• Integração das ações com cursos universitários por meio de projetos de extensão.
O Guarani afirmou que acredita no futebol como poderoso instrumento de transformação social e reafirma seu compromisso em apoiar e integrar ações que promovam mais respeito, diversidade e inclusão.
Foto: Prefeitura de Campinas











