Portal Veloz

Governo Tarcísio encerra distribuição de chips gratuitos a alunos e professores da rede estadual

Em nota, a pasta afirmou que a suspensão dos chips não prejudicará o acesso às plataformas pedagógicas

 O governo de São Paulo decidiu encerrar, a partir de setembro, os contratos que garantiam chips de celular gratuitos para estudantes e professores da rede estadual de ensino. O benefício havia sido criado em 2020, durante a pandemia, pela gestão de João Doria (sem partido), para reduzir a desigualdade de acesso às aulas online.

 Os últimos aditamentos foram firmados em dezembro de 2024 com as operadoras Vivo e Claro, assegurando a continuidade do programa até dezembro deste ano, ao custo de R$ 65,8 milhões. No entanto, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) optou por não dar sequência ao serviço.

 Na última sexta-feira (15), diretorias de ensino receberam comunicado da Secretaria da Educação informando sobre o fim da medida e repassaram o aviso às escolas.

 Em nota, a pasta afirmou que a suspensão dos chips não prejudicará o acesso às plataformas pedagógicas, como a Secretaria Escolar Digital (SED), já que elas estão incluídas em um sistema de dados patrocinados — que permite a navegação sem consumo do pacote de internet do usuário. Atualmente, o convênio é válido apenas com as operadoras Vivo e Tim.

 A secretaria acrescentou que negocia com novas empresas para ampliar o programa de dados patrocinados. (Renan Isaltino)

Foto: R7

Fonte: agência SP

×

Buscar no Portal Veloz