Um golfinho morreu em uma praia de Mar de Tuyú, na Argentina. O animal estava próximo da costa, quando um jovem o retirou da água, juntando uma grande quantidade de pessoas em torno da cena para tirar fotos e gravar vídeos. A morte do golfinho ocorreu em minutos.
O caso aconteceu no fim de janeiro, mas voltou a viralizar esta semana, com o fim do verão se aproximando. Uma testemunha que estava na praia, Lorena Cervetto, compartilhou imagens do caso nas redes sociais, lamentando a morte do golfinho.
“O golfinho morreu em seus braços, cercado por muitos curiosos. Não sei se estamos preparados para saber o que fazer nesses casos. Que pena”, escreveu Lorena em um grupo no Facebook.
A Defesa Civil argentina não soube precisar o que trouxe o golfinho para tão perto da praia, mas a principal hipótese é que o animal tenha sido carregado pela correnteza, um fato comum na costa argentina.
A espécie identificada no vídeo é uma toninha, também conhecida como golfinho franciscano ou golfinho-da-prata, que está ameaçada de extinção, com a estimativa que menos de 30 mil indivíduos estejam em circulação no oceano.
A Toninha possui uma pele muito grossa e oleosa que o mantém protegido, mas desidrata rapidamente. Essas condições não permitem que o animal sobreviva muito tempo fora da água.
A ONG Activistas Animalistas de La Costa, que luta pelos direitos dos animais marinhos na Argentina, lamentou o ocorrido e relembrou casos semelhantes em anos anteriores, como quando um homem capturou um golfinho e o levou para casa enrolado em um cobertor em 2022.
“Nos verões anteriores, a costa argentina foi notícia porque golfinhos apareceram nas praias e foram capturados por curiosos tirando fotos. Em todos os casos, o animal foi deixado sem vida na praia. Hoje, a história se repetiu em Mar del Tuyú, quando um golfinho apareceu na praia e foi levado nos braços de um turista”, declarou a ONG.
Assista ao momento em que o golfinho é retirado da água
Fonte: R7
Foto: Reprodução/Redes Sociais