Portal Veloz

Gato também precisa de rotina: o que muda no humor e saúde do pet

O gato ama uma rotina e precisa dela. No Dia do Gato (08/08), a Petiko, empresa de inovação pet, destaca como pequenos hábitos diários fazem diferença no comportamento e na saúde dos felinos.

Horários previsíveis de alimentação, brincadeira, descanso e até higiene são fundamentais para o equilíbrio físico e emocional dos felinos. Quando essa estrutura é alterada, o gato pode se sentir inseguro, entediado ou estressado.

Mesmo em casas agitadas ou com pouco tempo disponível, é possível adaptar uma rotina saudável para o pet. Reservar de 10 a 15 minutos por dia para brincadeiras já faz diferença. O segredo está na variedade e no estímulo: alternar brinquedos, explorar sons e texturas ajudam a manter o interesse do gato e ainda ativa seus instintos naturais de caça.

Além das brincadeiras, a alimentação também tem papel essencial nesse equilíbrio. Manter horários regulares para as refeições contribui para que o gato se sinta seguro e confortável no ambiente, reduzindo comportamentos ansiosos ou destrutivos.

“As brincadeiras são de extrema importância para a saúde e desenvolvimento dos pets e para auxiliar os tutores a brincarem de maneira segura. A Petiko possui brinquedos pensados na diversão e em como pode contribuir com a saúde do gato. Além disso, os pets precisam de seus momentos de diversão com brinquedos que contribuem com o enriquecimento sensorial, ambiental, para afiar as unhas e deixá-las saudáveis e para combater o estresse e ansiedade” comenta Bianca Parracho, especialista no desenvolvimento de produtos para pet.

Fonte: R7

Foto de capa: Instagram/@petiko_br

×

Buscar no Portal Veloz