Após uma intensa massa de ar frio que afetou a região Sudeste entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, fazendo as temperaturas caírem significativamente mesmo em pleno verão, o clima começa a mudar em São Paulo, segundo informações da Climatempo.
Na capital paulista, a menor temperatura mínima registrada na semana foi de 15,7°C, na estação do Mirante de Santana (Inmet). Já em cidades serranas, como Campos do Jordão, a mínima chegou a 10°C na madrugada do dia 22. Durante essa fase, as máximas permaneceram amenas, variando entre 21°C e 23°C, mantendo o ar frio mesmo durante a tarde.
Segundo meteorologistas, o calor volta gradualmente a partir do sábado (24). Na capital, o dia começa com tempo úmido e possibilidade de chuvas fracas e isoladas pela manhã, mas o Sol aparece ao longo da tarde e as temperaturas devem alcançar 27°C, com pancadas de chuva isoladas. No domingo (25), a sensação de calor aumenta, com máxima prevista de 28°C, ainda acompanhada de pancadas isoladas, principalmente na zona norte e leste da cidade.
No interior paulista, o calor retorna com mais intensidade:
– Sábado (24): máximas próximas de 29°C em cidades como Presidente Prudente, Marília e Dracena.
– Domingo (25): calor mais intenso, com máximas de até 32°C em Ribeirão Preto, Barretos e Araçatuba.
A partir de segunda-feira (26), o Sol volta a aparecer em áreas da faixa leste paulista, embora períodos de nebulosidade e pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade ainda sejam esperados. No interior, o calor permanece, com máximas de 27°C na região próxima à divisa com Minas Gerais e até 30°C no sudoeste do estado.
A última semana de janeiro promete temperaturas em elevação e pancadas de chuva recorrentes, tanto na Região Metropolitana de São Paulo quanto no interior, indicando um retorno gradual do clima típico de verão na região.
Foto: Prefeitura de Campinas











