Portal Veloz

Força-tarefa ambiental trabalha para reduzir danos após derramamento de combustível na Zeferino Vaz em Campinas

Uma operação ambiental, mobilizando agentes de diversas áreas, foi constituída após o tombamento de um caminhão tanque carregado com 45 mil litros de gasolina, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 29 de abril, na Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia. O acidente interditou os dois sentidos da via, na altura do km 120, e resultou no vazamento de cerca de 35 mil litros de combustível em uma área que pertence à zona de amortecimento da Mata de Santa Genebra.

A operação de contenção e remediação ambiental reúne técnicos da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra; da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia. Também foi acionada a empresa especializada Ambipar, responsável pela limpeza e descontaminação do local.

Ações emergenciais para evitar contaminação e incêndios

O trabalho de resposta ao acidente ambiental teve início nesta quarta-feira, 30, e deverá se estender por até dez dias. O objetivo principal é impedir que o combustível atinja o Ribeirão Quilombo e também evitar o risco de incêndios na Mata de Santa Genebra.

Atualmente, cerca de 15 profissionais — entre eles três técnicos da Cetesb, dois da FJPO e uma equipe de dez pessoas da Ambipar — estão atuando no local, com equipamentos como caminhões tanque com bombas sugadoras, barreiras flutuantes e uma retroescavadeira. O maquinário está sendo usado para sugar o combustível acumulado em áreas encharcadas e remover o solo contaminado, que está sendo transportado para um aterro industrial especializado em resíduos químicos, localizado em Sorocaba.

“A área está sendo monitorada para avaliação contínua dos impactos ambientais. A operação, que segue mesmo durante o feriado, visa mitigar os efeitos do acidente e preservar a integridade ecológica da região. Nossa preocupação nesse momento é a redução do risco de incêndio”, afirmou Rogério Menezes de Mello, presidente da Mata de Santa Genebra, que esteve no local nesta quarta.

O acidente

O acidente aconteceu por volta das 2h30 e provocou longos congestionamentos nas primeiras horas da manhã da segunda-feira nos dois sentidos da via.

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz