A equipe navegava pela represa quando avistou a fumaça e se aproximou do local para verificar
Uma fogueira acesa às margens da Represa Billings, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, levou a Polícia Militar a descobrir um ponto de pesca ilegal na região. A apreensão aconteceu na tarde de sexta-feira (03), durante uma operação de patrulhamento embarcado realizada pela corporação.
De acordo com a PM, a equipe navegava pela represa quando avistou a fumaça e se aproximou do local para verificar. Ao notar a presença da polícia, um homem que estava no ponto de pesca fugiu em meio à mata e não foi localizado.
Na área, os policiais encontraram um pequeno rancho improvisado e diversos apetrechos utilizados para pesca predatória. Entre os itens apreendidos estavam quatro tarrafas com malha de 0,10 mm, duas redes de pesca com 200 metros de comprimento cada, um estilingue, dois facões e um alçapão para captura de aves.
Além dos equipamentos de pesca, os agentes localizaram uma espingarda calibre 36, carregada, além de dois tubos de pólvora, dois potes de chumbo, duas caixas de espoletas e um soquete — material comumente utilizado em atividades de caça ilegal.
Todo o material foi recolhido e encaminhado ao 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para tentar identificar e localizar o responsável pela atividade clandestina.
A pesca com redes e tarrafas em áreas como a Represa Billings é proibida por lei devido ao risco ambiental e à ameaça à fauna aquática. A Polícia Militar Ambiental reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima e que a colaboração da população é essencial para o combate a crimes ambientais. (Renan Isaltino)
Foto: Polícia Militar de SP











