Portal Veloz

Fila de quase 10 mil exames leva vereador a sugerir mutirão de ultrassonografias em Americana

Americana enfrenta uma fila de quase 10 mil exames de ultrassonografia pendentes na rede pública de saúde. A situação foi destacada pelo vereador Lucas Leoncine (PSD), que protocolou uma indicação na Câmara Municipal sugerindo à prefeitura a realização de um mutirão para tentar reduzir a demanda acumulada.

Segundo o parlamentar, 9.838 pacientes aguardam a realização do exame, considerado essencial para o diagnóstico de diversas doenças. Leoncine também aponta que o problema estaria sendo agravado pela redução no número de servidores concursados responsáveis pelo atendimento nessa área.

“Meu gabinete está acompanhando essa demanda da área de saúde e entendo que o poder público poderia ampliar as contratações de empresas privadas para ofertar esses serviços, com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes que estão em espera”, declarou o vereador.

A sugestão, que será analisada pela Prefeitura de Americana, propõe a realização de mutirões de saúde como alternativa emergencial. Segundo o vereador, esse tipo de ação poderia democratizar o acesso, reduzir filas e promover diagnósticos precoces.

O alto número de exames acumulados evidencia um problema estrutural no sistema de saúde do município, que vem enfrentando dificuldades para atender à população dentro de prazos razoáveis. A proposta será incluída na pauta da sessão ordinária da Câmara nesta terça-feira (2) e, se aprovada, será encaminhada ao Poder Executivo para avaliação.

×

Buscar no Portal Veloz