Pode até parecer que fazer rir é um trabalho fácil, mas os artistas da cena concordam que produzir comédia é mais difícil do que o drama e por isso precisam estudar muito. O encontro, realizado pelo Ponto de Cultura Centro Cultural Etnus entre os dias 9 e 11 de maio, tem o objetivo de desenvolver o trabalho de artistas da região de Campinas, Monte Mor e Hortolândia, por meio da troca de conhecimentos e da criação coletiva. Para a gestora do Centro Cultural, Islaine Garcia, “será uma oportunidade maravilhosa de promoção do conhecimento para os artistas e ainda gerar um evento inédito na cidade, que desejamos que seja o primeiro de muitos”. Ao todo, serão 12h de puro trabalho em sala de ensaio, cada dia com um ministrante, sendo que Marcos Arano apresenta técnicas de preparação corporal a partir das máscaras teatrais, Brissia Yeber desenvolve o teatro cabaret – expressão típica mexicana, semelhante ao teatro de revista brasileiro – e Quesia Botelho encerra com o improviso, gênero muito difundido especialmente no youtube, devido à rapidez de raciocínio para criar histórias a partir de estímulos e interações constantes com a plateia. O público poderá se divertir com os resultados do Encontro de Humor nas semanas seguintes ao encontro, em sarau no Centro Cultural Etnus, situado na Rua Visconde do Rio Branco, 11 – Jd. Fortuna – Monte Mor. As datas serão divulgadas na página do Ponto de Cultura no Instagram: @centroculturaletnus. O Encontro está sendo realizado graças aos recursos financeiros garantidos pela premiação obtida pelo Centro Cultural por meio da Política Nacional Aldir Blanc, implementada durante o ano passado no município de Monte Mor. Sobre os ministrantes QUESIA BOTELHO É atriz, improvisadora e produtora cultural. Fundadora e integrante da Cia. Histriônica de Teatro; Mestranda e Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (2015). É idealizadora do JACU (Jogos Artísticos Competitivos Unificados), espetáculo de jogos de improviso com atores da Cia Histriônica, Barracão Teatro e Damião e Cia de Teatro, e ministrante de cursos de improvisação. Participou de cursos com importantes nomes do improviso: Omar Galván, Rhena de Faria, Rafael Pimenta, César Gouveia e Gustavo Miranda. Integra o elenco das peças: ALMA BOA – Uma Parábola Chinesa (direção cênica de Dirceu de Carvalho e direção musical de Felipe Macedo), da Cia Histriônica de Teatro; “Andêmos” (direção Alice Possani), do GATO Coletivo Artístico; das Intervenções “Passagens” (sobre a obra de Hilda Hilst, direção Moacir Ferraz) e “Jogos Cortazianos” (sobre a obra de Julio Cortázar, direção Flávio Rabelo), do Grupo Matula Teatro; e é atriz e assistente de dramaturgia da peça-filme “Rio Abaixo do Rio” (direção cênica de Ana Carolina Salomão e direção musical de Graciela Soares), da Cia Histriônica de Teatro. Foi produtora e integrante do Grupo Matula Teatro (2012-2018), produtora do I Encontro de Choro de Campinas (2015) e do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas (2014 e 2015). Cursou teatro físico e mímica no Conservatório Innovo, na Califórnia (EUA), em 2009. BRISSIA YEBER Bacharelada em Artes Cênicas pela Escola Nacional de Artes Cênicas do México. Premiada com o prêmio FONCA 2018; Melhor obra de Teatro Cabaret 2019 e 2021. Outras formações Clown pelo CENART; Stand up feminista I e II com Minerva Valenzuela. Clínica de Cabaret VI e VII com Tito Vasconcelos; Criação literária, Cuento Gótico, por Artemisa Téllez; “Técnica Impro II”, com Pedro Hesiquio; “Técnica Impro I” com Pilar Villanueva. Atuou nas obras 2023 – “De pícaros, truhanes y actores”, temporada Teatro Sergio Magaña. 2022 – “La Pasión según Tito 2022”, temporada Cabaretito VIP; “Por amor” espectáculo de Impro, Foro Bellescene. “De pícaros, trúhanes y actores”, temporada Teatro Varsovia. 2021 – “La Pasiorela” temporada Cabaretito VIP 2020 – “La cría, el musical”, Youkali Cabaret. 2019 – “El renacimiento de Venus” proyecto apoyado por el FONCA, temporada Youkali Cabaret,“La Pasión según Tito 2019”, temporada Youkali. Cabaret. “Mucho fuego prometéis”, Temporada Teatro Sergio Magaña (asistente de dirección). En proceso “La venus de Wilendorf” proyecto apoyado por el FONCA, “La cría” proyecto apoyado por el FONCA. “Cuentos para Día de Muertos” selección del FICMO para noviembre 2019. 2018 – “El musical”, temporada en Youkali Cabaret. “La Pasión según Tito 2018”, temporada en Youkali Cabaret. “Bochinches y conjuros shakespirianos”, temporada en el Teatro La Capilla. “La guerra de las gordas” de S.Novo, Dir. Santiago Torres, Youkali Cabaret, “Cuentos para Día de Muertos” temporada en Youkali Cabaret, función especial Panteón Dolores. “Una vuelta a la manzana” Dir. Santiago Torres, Youkali Cabaret. 2017 – “Bochinches y conjuros shakespirianos”, temporadas en Sala Novo, Foro Shakespeare; “Divina despierta”, Teatro Benito Juárez y Teatro de la Ciudad Esperanza Iris. “Cuentos para Día de muertos”, Sala Novo. MARCOS ARANO É professor, diretor e dramaturgo, com uma trajetória consolidada no campo do teatro físico, do clown, das máscaras e da formação de artistas cênicos. Seu trabalho se caracteriza por uma busca constante de linguagens próprias, tanto na criação cênica quanto na pedagogia teatral. É fundador e coordenador geral da Escola de Teatro, Clown, Máscaras e Música Malvado Colibrí, um projeto que combina investigação cênica e formação artística, onde desenvolveu programas de treinamento integral com especial ênfase no trabalho com máscaras (neutras, larvárias, expressivas e de meia máscara), clown, ritmo e composição. Desde 2015 até a data atual, desempenhou o papel de coordenador pedagógico na Escola de Teatro, Clown e Máscaras Malvado Colibrí. Foi coordenador pedagógico na escola de Clown e Máscaras Espacio Aguirre de 2007 a 2015. Exerceu a função de coordenador da área de artes cênicas na Associação Civil Engranajes entre 2007 e 2009 e na Fundação Crear Vale la Pena de 2003 a 2007. Exerceu o cargo de Coordenador e Promotor da Leitura no Programa de promoção da leitura da Fundação C&A entre 2005 e 2008. Ao longo de sua trajetória, coordenou e assessorou diversos grupos de trabalho para a Fundação SES, assim como para órgãos públicos como o Ministério da Saúde da Nação, o Ministério do Bem-Estar Social da Nação, o Instituto Cultural da Província de Buenos Aires e a Comissão Provincial pela Memória da Província