Com a certificação, setor terá acesso a recursos e receberá apoio técnico
O Governo do Estado de São Paulo reconheceu Limeira como Cadeia Produtiva Local (CPL) consolidada no setor de joias folheadas. O resultado preliminar do Edital de Reconhecimento do Programa SP Produz 2025 foi publicado nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial. O projeto foi apresentado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Com o reconhecimento, Limeira passa a integrar um grupo seleto de municípios considerados polos produtivos estratégicos, permitindo que o setor local de joias folheadas tenha acesso a recursos para desenvolvimento de projetos, apoio técnico, mentoria para aprimorar a gestão da CPL e oportunidades para fortalecer a competitividade regional.
O prefeito Murilo Félix comemorou a conquista e destacou que ela ampliará a visibilidade do setor, atraindo novos investimentos públicos e privados e impulsionando a geração de emprego e renda. “É um passo importante que evidencia a força, a organização e o potencial da economia de Limeira, que vem se destacando cada vez mais no cenário estadual e nacional”, afirmou.
CPL Consolidada
A CPL de Joias Folheadas reúne diversos segmentos, desde a concepção da peça até a comercialização, incluindo fornecimento de insumos, fundição, modelagem, galvanoplastia, embalagem, distribuição, entre outros. Isso demonstra a existência de governança estruturada, políticas de desenvolvimento em andamento e resultados concretos na geração de valor e competitividade.
O reconhecimento como CPL consolidada estimula a integração entre os elos da cadeia produtiva, promovendo um ambiente mais inovador, competitivo e sustentável, com foco na valorização da produção local e no fortalecimento da identidade econômica de Limeira. Além disso, a cidade ganha mais visibilidade em eventos, feiras e programas estaduais, ampliando suas oportunidades no mercado nacional e internacional.
Em julho, a CPL de Joias Folheadas de Limeira já havia sido habilitada pelo Programa SP Produz – Edição 2025 e agora, com o reconhecimento, passa oficialmente a ter acesso a todos os benefícios disponíveis às cadeias certificadas.
Foto: Prefeitura de Limeira