Na hora de procurar emprego um bom currículo é fundamental. Seja para levar até a empresa ou entregar a um contato, ele será o elo entre o candidato e o recrutador que, entre dezenas de documentos, deverá selecionar o melhor perfil para cada vaga. E existem alguns critérios que, se seguidos, podem ajudar nesse momento.
É o que explica a psicóloga Sofia Naches Hilbert, que trabalha no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), onde é oferecido o serviço gratuito de preparação de currículo. O item é obrigatório nos feirões de emprego promovidos pela Secretaria de Trabalho e Renda.
De acordo com Sofia, um bom currículo deve ser claro, objetivo e conter as informações necessárias para que o candidato seja localizado pelo recrutador caso seja selecionado. Não pode faltar de forma alguma:
– Dados pessoais: nome completo, endereço, idade ou data de nascimento, nacionalidade;
– Contato: telefone e/ou e-mail (informar o e-mail, caso realmente tenha acesso e faça a utilização rotineira do mesmo);
– Escolaridade/Formação Acadêmica;
– Experiências Profissionais;
– Tópicos de cursos, idiomas e outras informações serão acrescidos dependendo do perfil profissional do trabalhador.
Ela salienta, entretanto, que algumas adaptações podem ser feitas de acordo com a vaga pretendida. Caso o candidato tenha curso superior e esteja disputando um processo seletivo para uma função específica, ele pode lançar mão de um pequeno resumo pessoal.
Em aproximadamente um parágrafo, ela aconselha o candidato a resumir sua trajetória profissional, tempo de experiência, competências técnicas e resultados alcançados ao longo da carreira, facilitando ao recrutador identificar e compreender seu perfil profissional.
“Quanto aos cargos operacionais e/ou trabalhadores que apresentam pouca experiência profissional este tópico é dispensável”, explica.
Outra dica é que o trabalhador não insira foto no currículo. Esse procedimento deve ser feito apenas se a empresa solicitar. Ao invés disso, é importante destacar cursos realizados, participação em oficinas e outras atividades que agreguem valor ao cargo pretendido.
“O currículo é literalmente o cartão de visitas do trabalhador, então ele precisa imaginar que esse currículo tem que ser objetivo, rápido e direto. Isso porque geralmente as empresas recebem vários e o que nós queremos é destacar o candidato em meio à multidão.”
Serviço
Onde: CPAT – Avenida Campos Sales, 427, Centro
Horário: 7h30 às 16h30
Telefone: 2117-5150
Foto: Prefeitura de Campinas