Nova unidade e Cema terão juntos a capacidade de 500 atendimentos semanais
O prefeito Murilo Félix, a deputada federal Renata Abreu e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Luciana Félix, inauguraram nesta sexta-feira (24) o Espaço Família Azul, novo serviço voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizada na Rua São Benedito, 47, Vila Fascina, a unidade foi criada para promover o desenvolvimento integral das crianças e o acolhimento às famílias.
Com a nova estrutura, a rede municipal de saúde passará a oferecer 500 atendimentos semanais a pacientes com TEA, somando os 200 já realizados pelo Cema (Centro de Especialização Municipal do Autista) aos 300 que serão disponibilizados no Espaço Família Azul. O serviço atenderá pacientes dos níveis 1 e 2, focados em terapias de estimulação e desenvolvimento.
O Cema continuará responsável pelos casos de nível 3 de suporte. Localizado na Rua José Conegundes, 375, no Jardim Vanessa, o centro deve receber novas instalações, previstas no planejamento da administração. “É importante reforçar que o Espaço Família Azul é um atendimento adicional. O Cema manterá o mesmo número de profissionais e receberá melhorias”, reforçou o secretário de Saúde, Alexandre Ferrari.
Cerimônia e compromissos
A cerimônia de inauguração reuniu lideranças políticas locais e regionais, como vereadores, secretários municipais, o ex-prefeito Silvio Félix e o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi. O vereador Guilherme Guido representou o deputado federal Miguel Lombardi. A lista completa está ao final desta reportagem.
Durante o evento, Murilo Félix celebrou a entrega da unidade, compromisso assumido em campanha para ampliar o acesso a terapias especializadas. Ele ressaltou ainda a parceria da deputada Renata Abreu, responsável pela destinação de recursos que viabilizaram o projeto. “Muito obrigado por apoiar esse trabalho e contribuir para que ele se tornasse realidade”, afirmou o prefeito. “Este é o primeiro passo para que Limeira se torne referência no cuidado às pessoas com autismo”, acrescentou.
A deputada Renata Abreu iniciou sua fala lembrando que “governar é olhar para o próximo” e reforçou o valor do novo espaço também para as famílias. “Esse legado que você deixa será motivo de orgulho para as futuras gerações”, disse ao prefeito. Já a vereadora Tatiane Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal, ressaltou a importância da iniciativa. “Que as crianças com TEA e suas famílias sejam realmente acolhidas e incluídas”, afirmou.
Na cerimônia, Murilo Félix e Luciana Félix entregaram à deputada federal uma Menção de Gratidão em reconhecimento pela contribuição à implantação do serviço.
Salas temáticas
Com estrutura moderna e acolhedora, o Espaço Família Azul conta com nove salas – seis de atendimento multidisciplinar, uma sala sensorial, um consultório médico e uma sala de apoio familiar. Os ambientes receberam nomes temáticos, como Sala dos Sonhos, Dinossauro, Arco-Íris, Oceano, Jardim Encantado, Aventuras, Família, Planetas e Floresta.
A identidade visual, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação sob coordenação de Bruno Cunha, foi pensada para expressar acolhimento, amor e inclusão. Todo o mobiliário e os brinquedos sensoriais foram obtidos por meio de contrapartida da Faculdade São Leopoldo Mandic – Limeira.
Entre os visitantes da inauguração, esteve Cristiane Aparecida da Silva, 47 anos, mãe da Sara, de 6 anos, que tem autismo nível 1. A filha é atendida pelo Cema desde os 2 anos e, com a abertura da nova unidade, passará a frequentar o Espaço Família Azul. Cristiane relatou que Sara evoluiu muito ao longo do tratamento, passando a fazer contato visual e diminuindo a intolerância a barulhos. “As estereotipias também melhoraram bastante”, contou. “Gostei muito daqui: tem mais salas e a localização é melhor”, completou. Sara foi convidada a participar do descerramento da placa de inauguração.
Referência
O secretário Alexandre Ferrari afirmou que o novo serviço fortalece o trabalho do Cema, criado há 30 anos pela Prefeitura e referência no atendimento a pessoas com TEA. Ele informou que o Espaço Família Azul contará com 20 profissionais, entre técnicos e especialistas. “Estamos ampliando de maneira significativa o cuidado com as pessoas com autismo, que é causa tão nobre”, afirmou. “Hoje realizamos um sonho, concretizado pela união e esforço de muitas mãos — é um dia que entra para a história de Limeira”, completou.
De acordo com Andresa Barros, o objetivo do novo espaço é oferecer um ambiente terapêutico que estimule o desenvolvimento social, cognitivo, comunicativo e motor das crianças, com atendimentos individuais e em grupo, oficinas expressivas, psicomotricidade e acompanhamento familiar. A equipe é formada por profissionais das áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, nutrição, musicoterapia, serviço social e neurologia pediátrica.
O acesso ao serviço ocorrerá por meio de encaminhamento do Cema, que continuará como porta de entrada para triagem e definição do nível de suporte de cada paciente. O local dispõe de wi-fi gratuito e atendimento pelo Icom (plataforma de Libras).
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração os vereadores Nilton Santos (líder de governo), Bruna Magalhães, Estevão Nogueira, Lu Bogo, Helder do Táxi, Carlinhos do Grotta e Guilherme Guido, os conselheiros de saúde José Eliseu de Lucca e Cassiane Carlos Cunha, o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, e os vereadores Leco Soares (Americana), Cabo Dorigon (Santa Bárbara) e Leonardo Munhoz (Bebedouro), além de representantes do Conselho Tutelar, secretários e diretores municipais, a diretora da Faculdade São Leopoldo Mandic, Elaine Hipólito, e a coordenadora do Espaço Família Azul, Maíra Menezes da Silva.
Foto: Wagner Morente











