Do cuidado a logística: o que garante frescor e qualidade na sua mesa
Nem sempre nos damos conta, mas a qualidade das frutas que encontramos nas prateleiras ou saboreamos em restaurantes começa muito antes de chegarem ao nosso prato. Existe uma cadeia bem estruturada que conecta o campo à mesa e nela, o papel da produção e da distribuição atacadista é fundamental.
Empresas que atuam nesse segmento têm a responsabilidade de selecionar, transportar e entregar alimentos frescos, respeitando o tempo da natureza e as exigências de um mercado cada vez mais dinâmico. A logística precisa ser eficiente, o atendimento precisa ser personalizado, e o foco deve estar sempre na experiência final do consumidor.
A Alabarse, por exemplo, atua desde 2005 nesse ecossistema e tem presença marcante no CEAGESP. Com foco na distribuição de frutas em geral, dentre elas lichia, pitaya e manga, atende desde grandes redes varejistas até hotéis e restaurantes, sempre prezando pela qualidade, pelo sabor e pela boa apresentação dos produtos.
Um bom exemplo disso é o trabalho com a lichia, fruta que exige cuidados específicos ao longo do ano para garantir a qualidade do produto final e no transporte. “Hoje produzimos em três propriedades no interior de São Paulo. Colhemos em média 450 toneladas de lichia anualmente, a colheita se inicia no final de novembro e termina em meados de fevereiro, com foco total na qualidade do nosso produto”, destaca Raphael Alabarse, diretor presidente da Alabarse Frutas.
Acompanhando o processo de ponta a ponta e valorizando o pós-venda, empresas como a Alabarse mostram que entender o cliente é o primeiro passo para entregar alimentos saudáveis, frescos e prontos para fazer parte da rotina de milhares de pessoas.
Foto: Divulgação