Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Entenda o que é hantavírus, doença rara que matou esposa de Gene Hackman

Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman, faleceu devido à síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença rara e grave transmitida por roedores infectados, disseram autoridades na sexta-feira (7). A infecção, que ocorre principalmente pela inalação de partículas virais presentes nas fezes, urina e saliva dos roedores, levou à morte de Arakawa e, dias depois, à de Hackman, que sucumbiu a complicações cardíacas e Alzheimer.

A hantavirose é uma zoonose viral grave, que no Brasil é comumente associada à Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH), uma forma agressiva da doença. A transmissão ocorre principalmente pela inalação de aerossóis formados pelas excreções de roedores infectados, mas também pode ocorrer por contato direto com as fezes ou saliva dos animais. A infecção pode evoluir para insuficiência respiratória grave, com sintomas como febre, falta de ar, aceleração do batimento cardíaco e pressão arterial baixa, segundo o Ministério da Saúde.

A doença, embora rara, apresenta grande risco em áreas rurais e está associada ao aumento da população de roedores, que ocorre devido a fatores como desmatamento e expansão urbana para zonas agrícolas. A taxa de letalidade média da hantavirose é de 46,5%, o que torna o diagnóstico precoce e o tratamento imediato fundamentais para a sobrevivência dos infectados.

Em regiões do Brasil como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a doença é mais prevalente, especialmente em áreas de grande atividade agrícola. A infecção geralmente ocorre de forma sazonal, com maior incidência no período de primavera e verão, quando a interação entre roedores e seres humanos é mais frequente.

Já nos Estados Unidos, a grande maioria dos casos ocorreu em estados do oeste. Entre 1993 e 2022, foram registrados 864 casos no país. O estado do Novo México, onde Betsy e Hackman moravam, teve o maior número de casos no período, com 122, seguido por Colorado, com 119.

A chefe médica legista, Dra. Heather Jarrell, afirmou que Hackman pode não ter percebido que sua esposa havia falecido, devido ao estágio avançado de Alzheimer. “O Sr. Hackman mostrou evidências de doença de Alzheimer significativa e estava em um estado de saúde muito precário”, explicou. “Acredito que, no final, foi a doença cardíaca que resultou em sua morte.” Hackman foi encontrado caído na entrada da casa, enquanto Arakawa, de 65 anos, estava no banheiro, com um frasco de remédios aberto e pílulas espalhadas no balcão.

A investigação recuperou itens pessoais do casal, como uma agenda mensal e dois celulares, mas nenhum indício de crime foi encontrado. O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, anunciou os resultados durante uma coletiva de imprensa ao lado de autoridades estaduais de saúde e do corpo de bombeiros.

Fonte: R7

Foto: Reprodução/Record

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais