Portal Veloz

Emissão de novas vias do cartão Bilhete Único tem valor fixo de R$ 6,20 a partir desta segunda (3) em Campinas

Valor deixa de ser progressivo e visa mais facilidade de acesso ao sistema de transporte público

A partir desta segunda-feira, dia 3 de novembro, a emissão de novas vias de cartões da família Bilhete Único (BU) tem valor fixo: uma tarifa vigente, atualmente no valor de R$ 6,20. A nova medida, definida pela Secretaria de Transportes (Setransp), em conjunto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com o apoio da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), busca promover maior equidade, inclusão e facilidade de acesso ao sistema de transporte público coletivo do município.

Com isso, a emissão da segunda, terceira e quarta vias dos cartões BU deixa de ter valores progressivos; que antes era de duas tarifas; seis e oito tarifas, respectivamente. A segunda via do cartão BU é emitida em caso de extravio, roubo, perda ou danos que impossibilitem a utilização.

A emissão do primeiro cartão Bilhete Único continua não sendo cobrada. A taxa pela emissão de nova via do cartão de BU também não será cobrada, se for constatado defeito de fabricação do cartão.

A nova via será emitida em até dois dias úteis, após a solicitação feita pelo usuário. O saldo de créditos monetários, remanescente no cartão cancelado, é transferido para a nova via do cartão. Não será cobrada taxa para emissão de novo cartão, caso ele tenha sido emitido há mais de cinco anos.

 Conheça os tipos de BU

Campinas possui, atualmente, sete tipos de Bilhete Único. Comum (Vermelho); Vale-Transporte (Verde); Escolar (Azul); Gratuito (Roxo); Gratuito Idoso (Roxo); Especial (Laranja); e Universitário (Cinza). O Bilhete Único é pessoal e intransferível. Isso significa que ele não deve ser emprestado para terceiros, por exemplo.

A emissão do cartão BU é feita pela Transurc. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site www.transurc.com.br.

O BU possibilita mais agilidade, economia e segurança. Além disso, ele também possibilita a integração, ou seja, o uso de mais de um ônibus, dentro do período de duas horas.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz