A partir desta quarta-feira (19), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia uma operação piloto de trânsito, nos dois principais acessos para o Swiss Park. A iniciativa busca melhorar a fluidez viária e reduzir os congestionamentos no horário de pico da manhã, facilitando a saída do condomínio.
A operação tem início por volta das 6h30 e consiste no bloqueio total do sentido Centro–Bairro na rotatória do cruzamento entre as avenidas Antônio Artioli e Dermival Bernardes Siqueira. Com essa medida, a vazão do trânsito no sentido Bairro–Centro, facilitando a saída do condomínio, será ampliada.
Uma segunda ação será realizada na outra extremidade do condomínio. A Emdec bloqueará o retorno de acesso à Fundação Bradesco, próximo à rodovia Lix da Cunha (SP-073). Com isso, os condutores deverão seguir até a próxima rotatória, localizada cerca de 100 metros à frente, na avenida Wellman Galvão de França Rangel, reduzindo o fluxo de veículos na primeira rotatória.
As duas ações serão mantidas até o fim do horário de pico da manhã, por volta de 8h30. A Emdec realizará a operação por cinco dias úteis, com a atuação de quatro agentes da Mobilidade Urbana.
Estudo viário
Durante a operação piloto, os agentes monitorarão possíveis novos pontos de congestionamento e avaliarão a dinâmica do trânsito. No decorrer dos testes, serão realizadas diferentes manobras viárias, como bloqueios totais e parciais, além da análise de fatores como acúmulo de veículos por trecho, tempo de deslocamento a partir dos pontos de lentidão, segurança viária, fluxo de pedestres e circulação de diferentes tipos de veículos. Também serão avaliadas possíveis readequações viárias. Para complementar o monitoramento, um drone da Emdec será utilizado para captar imagens aéreas.
Após o teste operacional, os resultados serão analisados para orientar possíveis ajustes na circulação ou futuras operações de trânsito nos dois acessos ao condomínio.
Foto: Prefeitura de Campinas