Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Em Campinas, 18 bairros estão com alto risco de transmissão de dengue

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 3 de abril, o 13º Alerta Arboviroses. O documento informa que 18 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão da doença. A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são: 

  • Leste: Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Dom Bosco.
  • Noroeste: Jardim Santa Rose e Jardim Sul América.
  • Norte: Jardim São Marcos, Vila Esperança, Jardim Campineiro e Recanto Fortuna.
  • Sudoeste: Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena e Recanto do Sol.
  • Sul: Jardim Campo Belo 1, Jardim Fernanda 1 e Jardim Fernanda 2.
  • Suleste: Jardim Itatiaia, Jardim Bom Sucesso, Vila Formosa e Jardim São Gabriel.

 

O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros em casa, orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição.

 

A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.

 

Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano foram confirmados 15.006 casos de dengue em Campinas. Duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.

 

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.

 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

 

No ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em razão de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.

 

As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os funcionários usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos usam calça cinza e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

 

Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

 

O que já foi feito em 2025?

  • Controle de criadouros: 237.533 visitas a imóveis.
  • Nebulização: visitas a 53.342 imóveis.
  • 5 mutirões.
  • 14,7 mil toneladas de resíduos retirados em ações (de 1º/01 até 31/03).
  • 73  lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 22/23).
  • 250 servidores brigadistas.
  • 300 servidores capacitados.
  • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 54.681 (desde fevereiro de 2024).
  • 53 capacitações para profissionais de saúde (de 1/1 até 19/2).
  • Instalação de armadilhas para Aedes aegypti em pontos estratégicos.

 

Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Morre ex-goleiro bugrino Paulo Martorano, aos 91 anos

O Guarani Futebol Clube informou que recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de Paulo Martorano, ex-goleiro bugrino e um dos maiores nomes da história do clube. O ex-atleta tinha 91 anos e faleceu na última semana. Martorano defendeu o Guarani entre 1952 e 1956 e foi o primeiro atleta do clube convocado para a Seleção Brasileira. Além disso, foi o goleiro do Guarani na inauguração do Brinco de Ouro. O clube prestou solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto. “Sua história e legado jamais serão esquecidos”, disse o clube me nota oficial.   Foto: Reprodução/Redes sociais

Veja mais

Em Sorocaba, Palacete de Cristal recebe iluminação especial azul durante o mês de abril

A partir desta quarta-feira (9), o Palacete de Cristal, principal edifício do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, passa a ser iluminado com a cor azul, em alusão à campanha mundial Abril Azul. O objetivo de conscientizar a população sobre o autismo. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com esse intuito e buscando envolver a comunidade, proporcionando mais visibilidade para esta causa e promovendo a inclusão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são identificadas como autistas em todo o mundo. A iniciativa para iluminar o espaço público é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A iluminação especial seguirá até o dia 30 de abril. Piquenique especial Além desta ação, outra iniciativa importante da Sintea será o PIC TEA, um piquenique voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no próximo sábado (12), das 9h às 12, também no Jardim Botânico. Cada família deverá levar seu kit de alimentação, mas o evento também contará com algumas atrações gratuitas para as crianças: visita dos Moto Heróis (Motoclub), do cão terapeuta do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Cavalaria e da Banda da Polícia Militar (PM). Também serão oferecidos às crianças participantes do evento frutas, pipoca e algodão doce, além de água disponível a todos, no local. Para participar os interessados devem se cadastrar pelo link: https://tinyurl.com/piquiniqueTEA. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Foto: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais

Centro Cívico de Americana recebe competição de jiu-jitsu com mais de 200 atletas neste domingo (13)

O Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico de Americana, recebe neste domingo (13), a partir das 8h, a 1ª edição da Katana Cup de Jiu-Jitsu, competição que vai reunir atletas de todo o estado de São Paulo em várias categorias. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e de Comunicação e Tecnologia da Informação, e terá entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. “O Centro Cívico está sempre aberto para receber grandes competições de todas as modalidades, e esse é mais um exemplo que reforça o nosso apoio ao esporte em Americana. Nossa estrutura está preparada para acomodar bem os atletas e oferecer as melhores condições possíveis para o torneio. Seguiremos incentivando iniciativas como essa”, comentou o secretário de Esportes, Marcio Leal. Ao todo, o torneio contará com a participação de 242 competidores de 22 cidades, divididos em categorias que vão desde o Pré-Mirim (4 a 6 anos) até o Master 2 (acima de 36 anos), com disputas no masculino e no feminino em todas as faixas. A expectativa é receber um público rotativo de mais de 2 mil pessoas durante todo o evento. “Esse é um torneio pensado para ser o primeiro de muitos aqui em Americana, com o objetivo de valorizar e fortalecer a modalidade na cidade e em toda a região. Teremos vários atletas de alto nível competindo e contamos com uma grande presença do público para prestigiar as disputas. Agradecemos o prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi, que têm apoiado e cooperado para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em nossa cidade”, destacou o professor Jonas Santos, integrante da equipe Katana Cup ao lado do professor Jeferson Martins.   Foto: Prefeitura de Americana

Veja mais