O ano de 2024 registrou aumento nas mortes e casos de dengue no município de Limeira (SP) em relação aos dados de 2023 do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
Segundo as informações do painel, os casos prováveis no ano passado somaram 9.163, com confirmação de 9.148 deles. Onze casos evoluíram para óbito, sendo que dois seguem em investigação. Já em 2023, os casos prováveis foram 674, sendo 554 confirmados e apenas um evoluindo à óbito.
Além do Painel, o monitoramento de casos e outras informações sobre a vigilância e controle das arboviroses urbanas são publicados periodicamente pelo Boletim Epidemiológico, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
O objetivo do boletim com informes sobre arboviroses é apresentar a situação epidemiológica de dengue, chikungunya e Zika, enfatizando a importância da intensificação do controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e a organização dos serviços de saúde para evitar o aumento expressivo de casos e óbitos. O boletim constitui um instrumento de vigilância para promover a disseminação de informações relevantes e qualificadas, com potencial para contribuir com a orientação de ações em saúde pública no país.
A orientação do Ministério da Saúde é dedicar ao menos 10 minutos por dia toda semana para eliminar os focos do Aedes.