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Dívidas de mais de R$ 29 milhões afetam Carnaval de Cordeirópolis

Prefeitura trabalha na reorganização financeira para retomar evento em 2026

A Secretaria de Finanças e Orçamento informou que Cordeirópolis iniciou 2025 com um déficit de R$ 29 milhões de restos a pagar – ou seja, fornecedores que não foram pagos até o final de 2024. Por conta disso, não haverá o Carnaval neste ano. A prefeita Cristina Saad reuniu-se com presidentes das escolas de samba nesta segunda-feira (20) para apresentar a situação financeira da cidade.

“Encontramos a prefeitura em uma situação desafiadora e o caos financeiro impede a realização do evento neste ano. Contudo, é nosso compromisso fazer a reorganização financeira para que Cordeirópolis tenha Carnaval em 2026, valorizando nossas tradições”, destacou a prefeita, que estava acompanha da secretária de Cultura, Ana Paula Magalhães.

Fornecedores atrasados

A Prefeitura tem mais de 250 fornecedores sem receber; alguns, estão há mais de um ano sem pagamento. Somente a coleta de lixo tem um atraso de aproximadamente R$ 4,070 milhões. Também falta pagar mais de R$ 4,1 milhões das obras do Hospital de Cordeirópolis, construído na gestão anterior. Há atraso no pagamento de R$ 1,5 milhão ao INSS de novembro de 2024 e do 13º salário, além de débitos com medicamentos, no valor de mais de R$ 697 mil.

A linha telefônica da Secretaria de Educação chegou a ser cortada por falta de pagamento. Somente na pasta, havia uma dívida acumulada de R$ 43 mil de telefonia – agora negociada; ao todo, a prefeitura deve R$ 185 mil à concessionária. A entrega de cestas básicas também foi afetada por falta de pagamento, de mais de R$ 200 mil. A dívida com o fornecedor foi renegociada e a entrega, normalizada.

“Pedimos paciência à nossa população nesse momento crítico financeiro. Acertamos a cesta básica, fizemos o mutirão da limpeza, pagamos os professores e aos poucos, vamos colocar a casa em ordem”, afirmaram a prefeita Cristina Saad e o vice-prefeito Anderson Hespanhol, o Pique.

Principais dívidas

– Coleta de lixo e limpeza: R$ 4,070 milhões (em negociação)

– Obras do Hospital: R$ 4,1 milhões (em negociação)

– Entidades 3º Setor: R$ 184 mil (repasse a partir de fevereiro)

– Telefonia: R$ 185.204,00 (dívida parcelada)

– Precatórios trabalhistas de 2024: R$ 2.776.143,00 (dívida parcelada)

– Energia elétrica: R$ 1.981.468,00 (dívida parcelada)

– Consórcio Intermunicipal: R$ 1.475.076,00 (em negociação)

– Cesta Básica: R$ 348 mil (dívida parcelada)

– INSS Patronal (novembro e 13º): R$ 1.274.658,00 (pagamento programado)

– INSS Quota Empregados (novembro e 13º): R$ 1.222.121,00 (pago em janeiro)

– Medicamentos: R$ 697.520,00 (dívida parcelada)

– Merenda: R$ 385.420,00 (em negociação).

Comissão

Decreto assinado pela prefeita e publicado na edição do último dia 10 de janeiro do Jornal Oficial, instituiu uma comissão para avaliar as despesas que restam ser pagas e propor uma programação financeira do atual exercício, entre outras medidas. Fazem parte da comissão, a secretária de Finanças e Orçamento, Lucila Minatel, o diretor de Orçamento, Renato Mascarin, e o assessor executivo, Marcelo Braga.

 

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

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Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

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Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

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