Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Diretrizes de educação especial para a pessoa com TEA são instituídas em Limeira; veja

Garantir uma educação de qualidade e inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é o objetivo do Projeto de Lei Nº 71/2023, aprovado pela Câmara Municipal de Limeira na sessão ordinária desta segunda-feira, 7 de abril. A elaboração da propositura é resultado de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras.

A propositura tem como objetivo envolver o Estado, as famílias, a comunidade escolar e a sociedade de maneira integrada, assegurando a educação de qualidade para as pessoas com deficiência, especialmente aquelas com o Transtorno do Espectro Autista, sendo-lhes assegurado um sistema educacional inclusivo, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível dos talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

A pretensão é eliminar qualquer forma de violência, negligência e discriminação, promovendo a igualdade de acesso e oportunidades na educação. “Este projeto de lei representa um passo importante na promoção dos direitos e no desenvolvimento educacional das pessoas com TEA em Limeira”, justificaram os vereadores proponentes.

Poder público

Pelo texto aprovado, fica estabelecido que cabe ao poder público promover a adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com autismo, em especial com o planejamento de estudo de caso através da elaboração e implementação de um plano educacional. Para implementação deste plano, está definida a necessidade de formação contínua de professores e demais profissionais.

A formação a que se refere a propositura tem a finalidade de assegurar o adequado atendimento educacional especializado, com adoção de práticas pedagógicas inclusivas e apoio a pesquisas e a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.

A garantia de acesso, permanência, participação, aprendizagem e matrícula prioritária, sendo vedada a recusa de matrícula na rede de ensino, também está presente no projeto. Cabe ainda ao poder público efetuar a mobilização de insumos financeiros, de pessoas e de recursos de acessibilidade, incluindo o acompanhante especializado, e de todos os demais instrumentos necessários à efetivação desta lei de diretrizes; além de garantir a participação dos estudantes com autismo e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.

Comunidade escolar

O Projeto Político Pedagógico das escolas públicas e conveniadas, que compõem a rede municipal, deverá institucionalizar e organizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a elaboração e implementação do Plano Educacional, nos quais se deve prever todos os serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com autismo de modo a garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

A norma traz diretrizes para o protocolo de avaliação, protocolo de conduta do estudante e orientações de adaptação de atividades. Já para acessibilidade ao currículo estão previstos recursos como pranchas de comunicação suplementar e alternativa, aparelhos geradores de voz, pranchas de rotina visual, sistema de fichas, uso de estratégias motivacionais, bem como acompanhante especializado quando comprovadamente necessário.

Famílias 

A participação das famílias deve ser garantida durante o processo educacional. O plano educacional será executado após a ciência dos pais ou responsáveis, que serão comunicados sobre os avanços do estudante e as mudanças de estratégia adotadas.

Acompanhante

A legislação também garante que os estudantes com necessidades substanciais de apoio terão direito ao acompanhamento especializado. A medida abrange aqueles que apresentam necessidades “muito substanciais envolvendo atividades de comunicação, interação social, cuidados pessoais, alimentação, higiene, locomoção e atividades escolares, tendo como premissa o desenvolvimento da autonomia do estudante”.

Para ser considerado como “Especializado”, como a lei determina, o acompanhante da pessoa com TEA deve ter ao menos ensino médio e uma formação de 80 horas, com formação continuada de no mínimo 30 horas anuais.

A necessidade do acompanhante especializado deverá ser definida a partir de avaliação por profissionais da saúde e educação.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar foi criada por meio da Resolução Nº 805/2021 e composta pelos vereadores Elias Barbosa (PRTB), presidente; Waguinho da Santa Luzia (PP), vice-presidente; João Bano (Podemos), Anderson Pereira (PSD) e Nilton Santos (Republicanos), membros e pelos ex-vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), secretário; Terezinha da Santa Casa (PL), relatora.

Os membros atuaram na identificação de problemas referentes à condição das pessoas com deficiência e doenças raras, em relação à saúde, lazer, educação e meio ambiente, independentemente de gênero, idade, condição social, religião e raça; acompanhamento de tramitação, proposição de matérias e apoio à elaboração de estudos sobre o tema; bem como a elaboração de estudos, discussões e apresentação de alternativas e soluções sobre o assunto.

Em março de 2023 a Frente Parlamentar apresentou relatório final e propôs medidas em defesa de direitos; confira neste link.

 

Foto: Câmara de Limeira

Adolescente é detido durante patrulhamento da Força Tática em Limeira; veículo é apreendido

O jovem teria adquirido o carro por R$ 4 mil  Durante patrulhamento de rotina na noite desta segunda-feira (28), no Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), a equipe da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo Gol suspeito de envolvimento em um furto a uma loja de pneus na cidade.  Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o jovem. No entanto, durante a vistoria do veículo, os militares verificaram diversas irregularidades, entre elas o lacre da placa danificado.  Segundo o sargento Wellington, da Força Tática, que deu detalhes sobre a ocorrência, o adolescente foi questionado a respeito da procedência do carro. Ele alegou que teria adquirido o veículo por meio das redes sociais, pelo valor de R$ 4 mil. O jovem foi encaminhado ao plantão policial de Limeira, acompanhado pela mãe.  Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado. O veículo, entretanto, permaneceu apreendido devido às irregularidades constatadas.  O caso será investigado para apurar possíveis ligações do automóvel com o furto registrado na loja de pneus. (Renan Isaltino)

Veja mais

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais