Ação com participação da Emdec e Samu será neste domingo, 16, na praça Arautos da Paz
Para sensibilizar a população sobre como atitudes preventivas podem salvar vidas nas ruas da cidade, uma ação educativa será realizada na praça Arautos da Paz, em Campinas, neste domingo, dia 16 de novembro, data que marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A iniciativa é promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que participará da simulação de um sinistro com moto, com uma Unidade de Suporte Básico (USB).
A ação, que também terá abordagens educativas, acontecerá a partir das 9h até as 11h. A Prefeitura Municipal, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e a Vital Strategies apoiam o evento.
“Esta data é um convite à reflexão profunda e ao respeito por todas as vidas interrompidas no trânsito. Cada perda traz uma dor que poderia ter sido evitada. Por isso, queremos mobilizar toda a sociedade para assumir um compromisso coletivo: zerar as mortes e as lesões graves no trânsito. Essa é uma responsabilidade compartilhada, que exige atitudes seguras e solidárias de todos nós”, destaca Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.
Simulado encenará socorro a vítimas de sinistro
A simulação será de um sinistro de trânsito com uma vítima fatal e um ferido (piloto e garupa), que será socorrido pela equipe. O objetivo é interagir com as pessoas que estiverem no local e conscientizá-las sobre a importância de manter a segurança no trânsito para preservar vidas.
“O foco é sensibilizar as pessoas sobre as responsabilidades de quem dirige, chamando a atenção para as questões que envolvem um sinistro de trânsito, como a falta de atenção, alta velocidade, falta de respeito à sinalização, imprudência do piloto, entre outros”, explica José Luiz Santana de Queiroz, enfermeiro da equipe do Samu.
Público receberá flores brancas e materiais educativos
Além do simulado, equipes da Emdec realizarão a abordagem humanizada do público, distribuindo folhetos sobre a data, com dados sobre as vítimas de trânsito de Campinas e orientações para prevenir sinistros. Também serão entregues flores brancas, como forma de homenagem e memória a quem perdeu a vida nas ruas da cidade. As abordagens seguem até as 11h.
A realização do simulado e da ação educativa pode ser afetada pelas condições climáticas.
Nas redes sociais da Emdec, também será divulgado um vídeo lembrando a data, com uma mensagem de Carlos Eduardo Menezes (Caetano), agricultor e atleta de rugby que sofreu um sinistro de trânsito em 2014. O condutor do carro em que ele estava conduzia o veículo após ingerir bebida alcoólica. Após o carro bater em uma carreta, o motorista faleceu e Caetano ficou tetraplégico.
A história de Caetano é compartilhada na campanha “Beber e dirigir pode custar caro”, lançada na quinta-feira, 13 de novembro, pela Emdec e a Prefeitura de Campinas. A iniciativa visa alertar a população sobre os perigos de combinar álcool e direção – principal causa das mortes no trânsito de Campinas em 2024.











