Campinas conta com 850 profissionais da limpeza urbana que atuam na coleta de lixo, varrição e outros itens
O Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, o Gari, é comemorado nesta sexta-feira (16). Campinas conta com 850 profissionais da área, por meio do consórcio Campi Ambiental, que atua para prestar serviços cada vez mais eficazes na limpeza pública da cidade. A gestão da limpeza urbana é feita pela Secretaria de Serviços Públicos.
Em Campinas, os garis atuam em diversas áreas ligadas à limpeza, como varrição, limpeza de bocas de lobo; lavagem de ruas e praças da região central, coleta de lixo domiciliar e coleta mecanizada; caminhão cata-treco; operação de 16 ecopontos; transporte, entre outros.
Números
Campinas coleta, por mês, mais de 30 mil toneladas de resíduos domiciliares; limpa cerca de 2,7 mil bocas de lobo e faz a varrição de quase 10 mil quilômetros de vias por mês. A cidade conta com a coleta mecanizada desde 2014. Atualmente são mais de 7, 5 mil contêineres, nos quais são depositados os sacos de lixo domiciliar nos contêineres.
Denominação “gari”
A denominação ‘gari” é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Em 1876, Gary implementou os serviços de limpeza urbana no Rio de Janeiro. A população se referia aos trabalhadores da limpeza como “Turma do Gari”. A primeira comemoração do Dia do Gari foi em 16 de maio de 1963, também no Rio de Janeiro.