Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Dia das Mães: Veja atividades culturais e passeios para curtir em Campinas

O final de semana do Dia das Mães, nos dias 10 e 11 de maio, promete uma agenda especial em Campinas, com opções que vão de passeios culturais a atividades ao ar livre. A cidade oferece eventos gratuitos e pagos para todos os gostos, permitindo que as famílias celebrem a data com arte, lazer, história e natureza.

Museus

No sábado, 10 de maio, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) abre ao público com diversas exposições de artes visuais e oferece uma imersão no universo da arte contemporânea. A visitação acontece das 11h às 15h, com entrada gratuita. No domingo, o museu não abre. O museu fica na Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, ao lado da Prefeitura.

Também no sábado, o Museu da Cidade de Campinas, no Taquaral, convida os visitantes a conhecerem mais sobre a história e a formação cultural da cidade. O espaço funciona das 10h às 16h, com entrada livre, ideal para famílias que buscam um passeio repleto de memória e identidade. O museu fecha no domingo. O museu fica na Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral.

No domingo, 11 de maio, o Observatório Municipal Jean Nicolini, em Joaquim Egídio, oferece uma experiência única. A partir das 18h, o público participa de uma palestra sobre lendas e mitologia maternas, seguida de uma observação do céu com telescópios. A atividade inclui descrição das constelações visíveis e é perfeita para quem deseja celebrar o Dia das Mães com poesia e contemplação.

Os ingressos para o Observatório custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), com gratuidade para crianças até 6 anos, idosos e acompanhantes de pessoas com deficiência. O pagamento deve ser feito em dinheiro, pois não há sinal de internet para modalidades de pagamento on-line, como Pix ou cartão, por exemplo. O Observatório fica na Estrada do Capricórnio, na Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio.

Teatro e Orquestra

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza um concerto especial em homenagem ao Dia das Mães no sábado, 10, no Teatro Castro Mendes. Com regência de Cinthia Alireti e participação da pianista Sylvia Thereza, o repertório traz obras de Marisa Rezende e Maurice Ravel. O espetáculo começa às 20h e tem duração de 60 minutos. É possível comprar o ingresso on-line (https://bileto.sympla.com.br/event/105921/d/317065).

No domingo, 11, às 19h, o Teatro Castro Mendes apresenta a comédia “Casa, Comida e Alma Lavada”, que retrata com humor e sensibilidade o cotidiano de um casal. A peça tem duração de 60 minutos e oferece uma opção leve e divertida para curtir a data no teatro. É possível comprar os convites pelo site (https://bileto.sympla.com.br/event/105673/d/315770).

O Teatro Castro Mendes fica na Rua Conselheiro Gomide, 62 , na Vila Industrial.

Feira de Artesanato

Nos dias 10 e 11 de maio, a tradicional Feira Hippie ocupa a Praça Imprensa Fluminense, das 9h às 14h. Com barracas de artesanato, comidas e produtos de artistas e produtores locais, a feira é um convite ao consumo consciente e à valorização da cultura local — além de uma boa oportunidade para comprar lembranças e presentes únicos.

Ceasa


O Mercado de Flores da Ceasa Campinas promove neste sábado, 10 de maio, das 8h às 13h, uma programação especial com sorteios, música ao vivo e atividades culturais para toda a família.

As atrações incluem roleta de prêmios, show ao vivo com dupla sertaneja, área recreativa com brinquedos para crianças, feiras temáticas e barracas de comidas e bebidas. Outro destaque é a Feira das Mulheres Empreendedoras, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que incentiva a inclusão produtiva e geração de renda.


O Mercado de Flores é aberto ao público e conta com estacionamento gratuito, além de ser pet friendly, o que permite que os visitantes levem seus animais de estimação.  Fica na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), Pista Norte, km 140, Jardim Santa Mônica, Campinas.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Idosa de 68 anos é atropelada por moto e fica em estado gravíssimo em Limeira

A vítima foi encaminhada em estado gravíssimo para a Santa Casa de Limeira  Uma idosa de 68 anos foi atropelada na noite desta sexta-feira (8) na Avenida Major José Levy Sobrinho, no bairro Jardim Nereide, em Limeira (SP). O acidente ocorreu por volta das 19h, quando a vítima atravessava a via acompanhada de outras duas pessoas, entre elas uma criança de apenas seis anos.  De acordo com informações apuradas no local, o atropelamento envolveu um motoboy de 19 anos, que trafegava pela avenida. Ele teria tentado desviar das pessoas, mas não conseguiu evitar o impacto, atingindo a idosa em cheio. A criança e o outro acompanhante não ficaram feridos.  O resgate foi feito por uma equipe de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A vítima foi encaminhada em estado gravíssimo para a Santa Casa de Limeira, onde permanece internada sob cuidados intensivos.  A Polícia Militar e Agentes de Trânsito foram acionados e isolou a área até a chegada da perícia. O motociclista permaneceu no local e foi levado para o Plantão Policial de Limeira e deve ser ouvido pelas autoridades. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas. (Renan Isaltino)

Veja mais

Denúncia de trote humilhante na Esalq reacende debate sobre práticas violentas na USP

A denúncia foi feita pela Associação de Docentes da USP (Adusp)  A realização de trotes considerados humilhantes na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), voltou a gerar polêmica após a divulgação de imagens que mostram calouros em posições de submissão. A denúncia foi feita pela Associação de Docentes da USP (Adusp), com base em relatos de alunos e professores da própria instituição.  As fotos, divulgadas pelo Informativo Adusp Online, mostram estudantes deitados de bruços no chão, com as cabeças cobertas por chapéus, em frente ao Prédio Central da escola. A cena ocorreu na segunda-feira (05). Segundo a Adusp, um vídeo complementar mostra a guarda universitária a uma distância considerável do local, enquanto uma narração indica que havia “pessoas sendo agredidas”.  Embora a universidade afirme que não recebeu denúncias formais sobre o episódio, informou que convocou o Conselho de Repúblicas — instância representativa das moradias estudantis — para discutir o cumprimento das normas que proíbem trotes violentos. Em São Paulo, há ao menos três leis estaduais que vetam práticas de recepção que envolvam violência ou humilhação de calouros.  O professor Antonio Ribeiro de Almeida Jr., especialista em trotes e docente da própria Esalq, classificou a situação como “muito grave” e acusou a universidade de omissão diante de práticas recorrentes. Segundo ele, a tolerância institucional contribui para a perpetuação de tradições abusivas no ambiente universitário.  Na terça-feira (06), um grupo formado por sete entidades e coletivos publicou um manifesto intitulado “Manifesto Público à Universidade de São Paulo: até quando a USP será conivente com a ‘tradição’?”. No texto, os autores alertam para a naturalização da violência durante os trotes e também denunciam episódios de assédio e abuso em festas e espaços públicos da cidade de Piracicaba. O documento ainda critica a realização da chamada “libertação dos bixos” na semana de 13 de maio — data simbólica da abolição da escravidão no Brasil —, apontando o caráter insensível e problemático da escolha.  As denúncias reacendem o debate sobre os limites da tradição universitária e a necessidade de garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os estudantes. A Adusp cobra providências efetivas e medidas que impeçam a repetição de episódios semelhantes nos próximos anos. (Renan Isaltino) Foto e fonte: Adusp.org.br

Veja mais

8º Feirão de Emprego faz 180 encaminhamentos em edição no centro de Campinas

Ao longo do mês de maio serão promovidos cinco Feirões em comemoração ao mês do trabalhador O 8º Feirão de Emprego e Oportunidades encaminhou 180 pessoas para vagas de emprego nesta sexta-feira (09). A ação é promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, e foi realizada no teatro Bento Quirino, no Centro. Entre os encaminhados está a jovem Nicole Lima da Silva, de 16 anos. Ela foi ao Feirão em busca de uma vaga de aprendiz e passou por entrevistas com especialistas do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). “Eu estou cursando o segundo ano do ensino médio e ainda não tive nenhum emprego formal. Aqui foi uma oportunidade de ter mais informações de como o sistema funciona para me preparar melhor para o mercado de trabalho,” explicou. O público do qual Nicole faz parte está entre os alvos nesta edição do Feirão. Ao todo, foram 178 vagas ofertadas por empresas ligadas ao CIEE e a Guardinha de Campinas (Associação de Educação do Homem de Amanhã). Também houve oferta especial voltada a pessoas com deficiência. Carlos Alberto Lanza buscava uma vaga de emprego em uma área diferente da que estava acostumado a atuar. Contador por formação, fez um curso técnico em logística no último ano e agora busca uma oportunidade. “Estou num momento de recomeço na minha carreira. Feirões como esse são fundamentais para termos acesso às vagas. Entretanto, penso que as empresas precisam dar mais chances para pessoas com mais de 50 anos, como é o meu caso.” Já a professora Edilene Garcia Ramos conta que está tentando mudar de emprego. Ela mora próximo ao teatro Bento Quirino, onde aconteceu o Feirão, e elogiou a iniciativa. “O local é de fácil acesso e os funcionários foram muito receptivos. Eu passei por três entrevistas e agora vou aguardar o chamado para as próximas fases”. Educação de Jovens e Adultos Nesta edição, a Secretaria de Educação também esteve presente com captação de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram matriculados 49 novos alunos que serão encaminhados para polos próximos às suas residências. Mês do trabalhador No mês de maio ainda serão realizados outros quatro Feirões, marcando o mês do trabalhador. Eles foram planejados em pontos diferentes da cidade para alcançar o maior número possível de pessoas. Em todos eles também haverá presença de representantes de serviços como Detran-SP, Emdec e Banco do Povo. Veja os outros feirões de maio: 9º Feirão – 16 de maio: Local: Campinas Shopping – Rua Jacy Teixeira Camargo, 940 – Jardim do Lago Horário: das 9h às 16h 10º Feirão – 21 de maio – exclusivo para alunos do Ceprocamp: Local: Avenida 20 de Novembro, 145 – Centro 11º Feirão – 23 de maio: Local: Faculdade Anhanguera – Unidade Taquaral, Bloco A Endereço: Rua Luiz Otávio, 1313 – Taquaral Horário: das 9h às 16h 12º Feirão – 30 de maio: Local: Unisal Campinas – Avenida Almeida Garret, 267 – Swift Horário: das 9h às 16h O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, explica que, com um número expressivo de Feirões, a secretaria consegue atender às empresas e levar mais vagas até a população. “Por meio dos nossos Feirões, as empresas conseguem otimizar os seus processos seletivos e, dessa forma, acelerar as contratações. E isso sem custos para a empresa ou para o cidadão.”

Veja mais