Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Detran-SP fiscaliza 20 desmanches na capital paulista, lacra um e autua 8 por irregularidades

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fiscalizou vinte desmanches na zona leste da capital, nesta quinta-feira (03). Um deles foi lacrado por realizar atividade de forma clandestina e oito foram autuados por problemas na documentação, venda de peças não registradas em sistema ou comercialização de itens de segurança, que são proibidos por lei, como freio e amortecedor.

Dentre os alvos, oito estavam fechados no momento da abordagem e serão fiscalizados em nova operação. A fiscalização mobilizou 25 agentes do Detran-SP e 45 policiais militares, com o objetivo de coibir a comercialização irregular de peças que podem ter origem em roubos ou furtos, as chamadas “peças de sangue”.

Os desmanches credenciados junto ao Detran-SP que foram autuados responderão a processo administrativo e estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014. É importante mencionar que qualquer penalidade será aplicada somente após amplo processo de defesa. Já a reabertura do estabelecimento lacrado está condicionada à regularização do credenciamento junto ao Detran-SP.

Aumento na fiscalização de desmanches

O Detran-SP tem intensificado a fiscalização aos chamados “agentes regulados”, que são as empresas que prestam serviços sob licença do Detran-SP. O aumento das ações está ligado à criação da Diretoria de Gestão Regulatória (DGR), na reforma administrativa que deu nova estrutura ao Detran-SP neste ano.

O reforço nas operações junto a empresas e profissionais regulados – que inclui autoescolas, desmanches, empresas de vistoria veicular, estampadoras de placa de identificação veicular, médicos e psicólogos especialistas – é visível. Em 2024, foram 9.650 fiscalizações aos chamados agentes delegados – das quais 1.379 a desmontes credenciados. Só nos dois primeiros meses deste ano, foram 1.980 ações de fiscalização aos profissionais e empresas reguladas.

O comércio legalizado de autopeças usadas no Estado de São Paulo prevê a etiquetagem de cada item com um código de barras, monitorado pelo Detran-SP. Os itens registrados ficam disponíveis para consulta (até a venda) em sistema – que indica também os desmontes cadastrados, onde uma determinada peça pode ser encontrada no Estado.

Como saber onde comprar peças

É fundamental que o cidadão realize consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Detran-SP antes de efetuar qualquer serviço ou compra de peças. A busca pode ser feita na aba de Empresas Credenciadas. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço ou da peça comprada.

Se perceber alguma irregularidade, o cidadão pode registrá-la no FalaSP, canal de comunicação do Governo do Estado. Também é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

 

Foto: Governo de São Paulo

Adolescente é detido durante patrulhamento da Força Tática em Limeira; veículo é apreendido

O jovem teria adquirido o carro por R$ 4 mil  Durante patrulhamento de rotina na noite desta segunda-feira (28), no Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), a equipe da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo Gol suspeito de envolvimento em um furto a uma loja de pneus na cidade.  Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o jovem. No entanto, durante a vistoria do veículo, os militares verificaram diversas irregularidades, entre elas o lacre da placa danificado.  Segundo o sargento Wellington, da Força Tática, que deu detalhes sobre a ocorrência, o adolescente foi questionado a respeito da procedência do carro. Ele alegou que teria adquirido o veículo por meio das redes sociais, pelo valor de R$ 4 mil. O jovem foi encaminhado ao plantão policial de Limeira, acompanhado pela mãe.  Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado. O veículo, entretanto, permaneceu apreendido devido às irregularidades constatadas.  O caso será investigado para apurar possíveis ligações do automóvel com o furto registrado na loja de pneus. (Renan Isaltino)

Veja mais

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais