O Palmeiras terá problemas importantes na defesa para enfrentar o Chelsea, nesta sexta-feira (4), no confronto decisivo pelas quartas de final do Mundial de Clubes. A equipe não contará com Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez, todos titulares absolutos durante a fase de grupos, além de peças importantes do esquema defensivo palmeirense.
Murilo está fora por lesão muscular. Já Gómez e Piquerez cumprem suspensão. O zagueiro paraguaio foi expulso contra o Botafogo, enquanto o lateral-esquerdo uruguaio recebeu o segundo cartão amarelo no torneio. Juntos, os três estão entre os jogadores com mais minutos na temporada.
Com o desfalque do trio, Abel Ferreira deve escalar uma defesa quase inédita. Bruno Fuchs, que substituiu Murilo na última partida, deve seguir como titular. Para a vaga de Gómez, Micael aparece como o favorito. O zagueiro foi utilizado na prorrogação contra o Botafogo nos minutos finais e tem mais partidas no ano do que os outros candidatos. Naves e Benedetti, que também estão à disposição, têm pouca minutagem em 2025.
Na lateral esquerda, Vanderlan deve assumir o posto de Piquerez. Ele foi a campo por 14 minutos na estreia do Palmeiras no Mundial, diante do Al Ahly. Em 2025, disputou 19 partidas, com duas assistências e sem derrotas como titular.
A dupla formada por Fuchs e Micael soma apenas dois jogos como titular na temporada. Venceram o Sporting Cristal por 6 a 0 na Libertadores e perderam para o Cruzeiro por 2 a 1 no Brasileirão. Fuchs participou de 19 dos 39 jogos do Palmeiras no ano, enquanto Micael entrou em campo 13 vezes.
As mudanças forçadas acontecem no duelo mais difícil do Palmeiras no torneio. O Chelsea chega como um dos favoritos ao título, após terminar o Campeonato Inglês em quarto lugar e conquistar a Conference League.
Com a defesa desfalcada, o técnico Abel Ferreira terá que buscar soluções dentro do elenco para manter o equilíbrio defensivo da equipe e seguir na luta pelo título inédito.
“É muito bom ter um núcleo de jogadores mais amplo para, quando acontecer esse tipo de situação, de lesão ou suspensão, nós termos outras soluções. Não temos esses jogadores, irão jogar outros. Um vai jogar na esquerda e outro vai jogar no centro. Sinceramente, ainda não pensei nisso. Quero descansar um pouco, ir para o hotel e descansar um pouco, porque preciso”, disse Abel sobre as mudanças.
Com isso, a provável escalação do Palmeiras teria: Weverton; Giay, Fuchs, Micael e Vanderlan; Rios, Moreno (Martínez), Estevão; Allan, Flaco (Roque) e Maurício.
Fonte: R7
Foto: Cesar Greco / Palmeiras