A fala de Derrite foi recebida com aplausos por produtores presentes na Agrishow
Durante a abertura da Agrishow, principal feira do agronegócio do país realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (28), o secretário da Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, afirmou que o governo paulista não permitirá mais ocupações de terras organizadas por movimentos sociais como a Frente Nacional de Luta (FNL), grupo dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Não haverá mais nem Carnaval Vermelho, nem Abril Vermelho. Aqui em São Paulo, o Abril e o Carnaval são Verde e Amarelo”, declarou Derrite em referência direta às mobilizações promovidas pela FNL, que costuma intensificar ações de ocupação de propriedades rurais em datas simbólicas como o mês de abril. Segundo ele, o Estado tem atuado em conjunto com os produtores rurais para conter essas iniciativas: “Orientamos os produtores a ingressarem na Justiça para que a gente pudesse desmobilizar essas invasões”.
O secretário também anunciou a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR), força policial especializada em conflitos fundiários, que atuava restritamente nas cidades de Botucatu e Itatinga. Agora, o GIAR será estendido para todas as regiões do estado. A medida, segundo Derrite, visa garantir mais segurança no campo e evitar episódios como os registrados em 2023, quando propriedades foram ocupadas na região do Pontal do Paranapanema. “Aprendemos a lição de 2023”, afirmou.
O anúncio reforça o tom adotado pelo governo Tarcísio de Freitas, que tem demonstrado alinhamento com as pautas do agronegócio e prometido tolerância zero com ocupações irregulares de terra. A fala de Derrite foi recebida com aplausos por produtores presentes na Agrishow e ecoa o posicionamento do governo estadual em favor da proteção da propriedade privada no meio rural. (Renan Isaltino)
Foto: R7