O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) ativou nesta terça-feira (26) novos radares de fiscalização eletrônica em trechos estratégicos de rodovias estaduais que cortam municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os novos equipamentos estão localizados em Campinas, Sumaré, Valinhos, Morungaba, Pedra Bela e Pinhalzinho, totalizando seis pontos de fiscalização na região.
A medida faz parte do plano estadual de ampliação da segurança viária e visa reduzir acidentes causados por excesso de velocidade. Os locais foram escolhidos com base em critérios técnicos como histórico de acidentes, trechos críticos e travessia de fauna.
Confira os novos pontos com radar na RMC:
Campinas: Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier (SPA 135/065), km 0,656 – Sentido Norte – Velocidade permitida: 60 km/h
Sumaré: Rodovia Virginia Viel Campo Dall’Orto (SPA 115/330), km 2,500 – Sentido Oeste – Velocidade permitida: 70 km/h
Valinhos: Rodovia Guilherme Mamprim (SPA 082/330), km 1,652 – Sentido Leste – Velocidade permitida: 60 km/h
Morungaba: Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), km 106,250 – Sentido Norte/Sul – Velocidade permitida: 60 km/h
Pedra Bela: Rodovia José Bueno de Miranda (SPA 109/008), km 2,950 – Sentido Leste/Oeste – Velocidade permitida: 60 km/h
Pinhalzinho: Rodovia Capitão Bardoíno (SP 008), km 119,030 – Sentido Norte/Sul – Velocidade permitida: 60 km/h
A ativação desses equipamentos integra o contrato firmado pelo DER-SP com base no Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 radares em mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas. Com a adição dos 28 radares nesta etapa, São Paulo passa a contar com 112 equipamentos em operação.
Segundo o presidente do DER-SP, Sergio Codelo, a expansão do sistema de fiscalização é uma política de preservação de vidas. “A instalação de radares simboliza o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa”, afirmou.
Todos os pontos estão devidamente sinalizados com os limites de velocidade permitidos. Outros equipamentos previstos no contrato ainda estão em fase de testes e serão ativados gradualmente nos próximos meses.
Foto: DER-SP









