Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Deputado Zimbaldi confirma à Comissão de Obras processo para construção de passarela dos Lopes em Limeira

A construção de passarela no KM 134+500 metros da rodovia Anhanguera (SP-330), no bairro dos Lopes, foi pauta de reunião entre a Comissão de Obras e Planejamento e o deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), nesta terça-feira, 15 de abril. O diálogo aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Também foi abordada a pavimentação da chamada Estrada da Balsa, que compreende as LIM-159, LIM-156 e LIM-387, interligando os municípios de Limeira, Americana e Santa Bárbara D’Oeste.

Participaram do diálogo os vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Também estava presente o secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Luís de Barros Marino, representando a Prefeitura de Limeira.

Passarela dos Lopes

O deputado Rafa Zimbaldi confirmou que a implantação da passarela na região passaria a integrar o escopo de obrigações previstas no Contrato de Concessão do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o que garantiria a construção da travessia pela concessionária CCR-Autoban. O parlamentar informou que há projeto executivo e orçamento para esse investimento em Limeira.

A demanda foi oficialmente apresentada por Zimbaldi à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em reunião realizada no dia 26 de fevereiro. “Conseguimos a autorização e a inclusão da passarela dos Lopes pelo Governo do Estado e pela Artesp. O projeto já está aprovado, e a execução ficará a cargo da AutoBan, não do município. Essa é uma demanda antiga; várias vidas já foram perdidas no local. Reafirmo aqui meu compromisso com a Comissão de Obras da Câmara e parabenizo os vereadores que iniciaram esse projeto”, afirmou o deputado.

De acordo com o gabinete de Zimbaldi, a obra está atualmente em trâmite no processo nº 021.00000081/2024-21, que se encontra na Secretaria de Parcerias em Investimentos. O deputado destacou que, uma vez incluída no contrato de concessão, a obra agora depende apenas da execução e do cumprimento dos prazos.

Desde 2017, a Câmara solicita a construção da passarela na região. Na época, um relatório foi elaborado pela Consultoria Técnica Especializada da Casa. O parecer demonstrou que “as características locais configuram uma situação de risco permanente e diário aos moradores do bairro, inclusive para o acesso a serviços públicos essenciais, especificamente de saúde e de educação, necessitam realizar diariamente a travessia da rodovia”.

Entre os encaminhamentos feitos pelos vereadores, a partir do relatório da Consultoria, foi enviado ofício à Artesp para que promovesse a “revisão e atualização dos critérios para implantação de melhorias e a devida reconsideração das decisões anteriores, permitindo enquadrar a situação como circunstância especial que apresenta potencial de graves riscos aos usuários e aos pedestres, conforme disposto na cláusula contratual com a concessionária, permitindo, de fato, posterior implantação de passarela elevada.”

A necessidade de implantação da travessia elevada também foi alvo de indicações, moções e audiências públicas por parte dos vereadores desde 2011, em face dos riscos de acidentes. Outras reuniões entre a Comissão de Obras e o deputado Rafa Zimbaldi foram realizadas em março e maio de 2022, para alinhamento das demandas do município e articulação com o Governo do Estado para construção da passarela.

Estrada da Balsa

Os vereadores também reforçaram o pedido a Zimbaldi para que construa um entendimento com o Governo do Estado para pavimentação da Estrada da Balsa. O objetivo é que Limeira seja contemplada pelo Programa Novas Vicinais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.

O deputado informou que o programa está atualmente na Fase 9 de investimentos que permitiu a recuperação de 1.390 estradas vicinais, num total de 14,1 mil quilômetros de vias no estado de São Paulo. Contudo, há previsão de que no segundo semestre deste ano seja iniciada a Fase 10 e é necessário haver diálogo com o DER para que o município possa ser atendido.

Zimbaldi defendeu a participação do prefeito Murilo Félix (Podemos) e do secretário Márcio Marino em uma reunião que será agendada com o DER. Os vereadores da Comissão de Obras também serão convidados. O objetivo é viabilizar a pavimentação da estrada de terra e melhorias na sinalização da via.

Durante o encontro na Alesp, o secretário Márcio Marino informou que já possui todos os dados técnicos do projeto e que eles serão apresentados à Câmara e posteriormente na reunião com o DER. A Comissão de Obras irá agendar uma reunião específica para que o secretário apresente as informações com mais detalhes.

 

Foto: Câmara de Limeira

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais