Olívia Fonseca afirma que encontro com mulheres teve caráter orientativo e reforça que investigação contra vereador afastado segue em segredo de justiça
Uma confusão foi registrada na noite da última terça-feira (14) em frente à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba (SP), envolvendo os advogados do vereador afastado e preso, Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira. A situação envolveu também funcionárias da delegacia e mulheres que seriam supostas vítimas do parlamentar, investigado por crimes sexuais.
De acordo com informações apuradas no local, os advogados Jonas Parisotto e Osmir Bertazzoni foram até a DDM após serem informados de que as vítimas estariam reunidas com a delegada responsável pelo caso. A defesa alega que foi impedida de entrar na unidade e que um dos celulares da equipe foi tomado enquanto tentavam registrar imagens da reunião. Ainda segundo os advogados, o grande número de mulheres presentes teria aumentado a tensão no local. A Polícia Militar foi acionada.
Os representantes legais de Cássio afirmam que as oitivas estariam sendo conduzidas de forma coletiva, o que, segundo eles, violaria os procedimentos legais que exigem depoimentos individuais. A situação ocorreu um dia após a Câmara Municipal de Piracicaba suspender o mandato do vereador, em cumprimento a uma decisão judicial que determinou seu afastamento até o fim das investigações.
Em nota oficial, a delegada titular da DDM, Olívia Fonseca, esclareceu que não estava presente no momento do encontro com as mulheres e que a reunião tinha caráter orientativo, sem registros de boletins de ocorrência ou coleta de depoimentos formais. Ela reforçou que nenhuma informação sobre o inquérito foi compartilhada, já que o caso corre sob segredo de justiça.
A delegada também disse reprovar a conduta dos advogados, e reiterou que a DDM funciona 24 horas, estando aberta a todos os atendimentos, conforme a necessidade. Segundo ela, as mulheres optaram por ir juntas à delegacia por se sentirem mais seguras, após criarem uma rede de apoio própria diante da repercussão do caso.
Por fim, Olívia reafirmou o compromisso da DDM com a escuta qualificada, acolhimento e busca pela verdade dos fatos, através da apuração rigorosa conduzida pelo inquérito policial.
O Portal Veloz, parceiro do R7, solicitou nota da Polícia Militar sobre a ocorrência registrada e aguarda resposta.