Portal Veloz

Deic prende suspeito de roubar arma de PM baleado em Paraisópolis e recupera pistola

As buscas pelo atirador continuam, enquanto a Polícia Civil prossegue na investigação para identificar e prender todos os envolvidos

 O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu, na noite deste sábado (9), Gabriel Vieira dos Santos, suspeito de roubar a arma do cabo da Polícia Militar Johannes Santana, baleado no pescoço durante uma abordagem policial na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na última quinta-feira (7).

 Segundo o Deic, com o detido foram recuperados a pistola usada pelo policial militar no momento do crime e uma lanterna. Gabriel foi encaminhado à sede do departamento, onde permanece à disposição da Justiça.

 Na quinta-feira (7), o cabo Johannes Santana foi atingido no pescoço durante uma perseguição a um suspeito na favela de Paraisópolis. Imagens da câmera corporal do policial mostram toda a ação, desde a tentativa de abordagem até o momento em que ele pede socorro ao Centro de Operações da PM (Copom).

 O vídeo registra o policial, em uma moto, seguindo o suspeito até uma travessa da comunidade. Durante a abordagem, populares se aproximam, questionam a ação e interferem, o que dificulta a imobilização. Em meio à resistência, o suspeito consegue pegar a arma do cabo e dispara à queima-roupa contra ele. Sem perceber que o agressor estava armado, o PM é atingido e cai no chão, acionando o Copom e relatando que foi baleado e teve a arma roubada.

 Apesar do ferimento, o disparo transfixou o pescoço, não atingindo órgãos vitais. O cabo foi socorrido por equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rotam) e levado ao hospital, onde passou por tomografia. Ele sofreu fratura em uma pequena vértebra, mas sem comprometimento dos movimentos, e recebeu alta nesta sexta-feira (8).

 Um dia antes da captura de Gabriel, na sexta-feira (8), a PM já havia prendido outro envolvido na ocorrência. Embora não tenha sido identificado como um dos dois principais suspeitos, ele aparece nas imagens tumultuando a ação policial e dificultando a prisão do autor do disparo, identificado como Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos.

 Kauan, que segue foragido, possui histórico criminal com passagens por roubos desde a adolescência, incluindo dois atos infracionais registrados em 2022, um em 2023 e outro já como adulto, em 2024.

 As buscas pelo atirador continuam, enquanto a Polícia Civil prossegue na investigação para identificar e prender todos os envolvidos. (Renan Isaltino)

Foto: arquivo Portal Veloz

 

×

Buscar no Portal Veloz