Portal Veloz

Defesa Civil mantém cidades das regiões de Piracicaba e Campinas em estado de atenção para deslizamentos

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos, reforça medidas preventivas e orienta moradores de áreas vulneráveis

A Defesa Civil do Estado de São Paulo mantém, nesta segunda-feira (9), algumas cidades das regiões de Piracicaba e Campinas em estado de atenção para deslizamentos de terra, devido ao elevado volume de chuvas acumulado nas últimas 72 horas. A situação aumenta o risco de desastres, especialmente em áreas de encosta e locais já afetados por chuvas recentes.

O alerta segue os protocolos do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que classifica os níveis de risco em observação, atenção, alerta e alerta máximo. A determinação leva em conta o acumulado de chuva, a previsão meteorológica, vistorias de campo e registros de ocorrências.

Com o nível de atenção, as equipes da Defesa Civil intensificam vistorias, monitoram o solo de forma contínua e promovem campanhas de conscientização junto à população das regiões afetadas.

A população deve observar sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas, e acionar o telefone 199 em caso de risco iminente.

O Gabinete de Crise segue mobilizado, reunindo órgãos estaduais e concessionárias de energia e água, para garantir resposta rápida a ocorrências e reduzir o tempo de atendimento à população.

Veja os municípios em estado de atenção para deslizamentos nesta segunda-feira (9) nas regiões de Piracicaba e Campinas:

Salto

Bragança Paulista

Campinas

Cordeirópolis

Indaiatuba

Jundiaí

 

Foto: Divulgação/Governo de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz