Cada kit é composto por bomba d’água, abafadores, enxadas, facões, máscaras de proteção e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
A Defesa Civil de Campinas marcou presença em um encontro regional para o fortalecimento de ações de combate à estiagem, realizado nesta quinta-feira, 4 de setembro de 2025, em São João da Boa Vista. O coordenador regional e diretor do órgão em Campinas, Sidnei Furtado, representou a regional local no evento, que reuniu prefeitos, no período da manhã, e produtores rurais, à tarde, para alinhar estratégias de prevenção.
O encontro com prefeitos teve como foco as políticas públicas de defesa civil. Já a reunião com produtores rurais abordou a importância da colaboração do setor agrícola nas ações de prevenção à seca e incêndios florestais.
Apoio regional
Sidnei Furtado compartilhou a experiência da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e colocou o órgão à disposição para auxiliar os municípios vizinhos.
“Ressaltamos a importância de fazer parte da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030) da Organização das Nações Unidas, e iremos apoiar São João da Boa Vista na adesão. Também daremos suporte às cidades da região para estruturar uma Câmara Temática de Defesa Civil como a existente hoje na Região Metropolitana de Campinas (RMC)”, afirmou Furtado.
Entrega de kits e cooperação
No evento, parte da “Operação SP Sem Fogo”, foram entregues 1.600 itens em kits de estiagem para 40 cidades da Serra da Paulista e Região Mogiana. Ainda no mês de setembro, os municípios da RMC vão receber kits em evento programado para ocorrer em Campinas.
O kit de estiagem é um conjunto de equipamentos essenciais para auxiliar as brigadas municipais na primeira resposta a focos de incêndio em vegetação, especialmente durante o período seco. Cada kit é composto por bomba d’água, abafadores, enxadas, facões, máscaras de proteção e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).