Diante desse cenário, a Prefeitura de Campinas informou que as equipes municipais estão de prontidão para atender a eventuais ocorrências relacionadas às condições climáticas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a região de Campinas devido à previsão de chuvas intensas entre sábado (1º) e segunda-feira (3). O boletim meteorológico indica que as precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado.
O volume de chuva previsto para o período é considerado elevado, com momentos de tempestade. Diante desse cenário, a Prefeitura de Campinas informou que as equipes municipais estão de prontidão para atender a eventuais ocorrências relacionadas às condições climáticas.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas conhecidas por alagamentos e a respeitar os avisos exibidos nos painéis digitais instalados em vias da cidade, que emitem alertas em situações de risco. Também é importante que os motoristas e pedestres fiquem atentos às placas de sinalização que indicam pontos sujeitos a enchentes.
Campinas está em Estado de Atenção, conforme o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), após registrar 83,5 milímetros de chuva em 72 horas. Em razão do acumulado, a Prefeitura já adotou uma série de medidas preventivas.
Entre as ações, a Secretaria de Serviços Públicos anunciou nesta sexta-feira (31) o fechamento temporário dos 25 parques e bosques municipais. A decisão será reavaliada após 24 horas e segue o decreto da Operação Chuvas de Verão, que determina o fechamento desses espaços quando o índice pluviométrico atinge 80 milímetros em 72 horas.
Segundo a Prefeitura, mesmo com o manejo da arborização, a combinação de chuva, vento e solo encharcado aumenta o risco de queda de galhos e árvores — inclusive as que aparentam estar saudáveis. Por isso, o órgão reforça a importância de evitar áreas arborizadas durante o período de instabilidade climática.
A Defesa Civil recomenda ainda que os moradores se cadastrem para receber alertas gratuitos via SMS. Para isso, basta enviar o CEP da residência para o número 40199 e seguir as instruções recebidas.
As autoridades pedem que, em caso de emergência, a população entre em contato pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). (Renan Isaltino)











