Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

DAE de Americana tenta identificar vazamentos mas 15 bairros ainda estão sem água

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana disse concentrar esforços para resolver o desabastecimento de água em cerca de 15 bairros da cidade. Nesta segunda-feira (24), equipes da autarquia estão percorrendo a cidade para realizar o geofonamento da adutora que abastece o reservatório da Vila Santa Catarina (CR-3), para verificar se há ocorrência de vazamentos. A ação é feita por meio de um equipamento que capta sons na superfície, o que pode detectar supostas anormalidades no sistema.

Além disso, técnicos da autarquia realizam testes na nova bomba instalada no último final de semana na ETA (Estação de Tratamento de Água), no Cordenonsi, que leva água ao CR-3.

A bomba substituída apresentou problemas na última sexta-feira (21), dando lugar a um novo equipamento. Na madrugada de sábado (22), uma nova falha foi detectada na nova bomba e o motor foi trocado. O bombeamento foi retomado, mas de maneira insuficiente. No domingo (23), foi realizada a usinagem do rotor do motor, mas o abastecimento continua abaixo do normal.

A autarquia disponibilizou caminhões-pipa para atender à população, enquanto as ações para normalizar o sistema prosseguem. Os veículos estão circulando para atender escolas e unidades de saúde na manhã desta segunda-feira, e a partir das 13h haverá distribuição de água em ponto fixo na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim.

Não foi informado uma previsão de normalização no abastecimento em Americana.

CASO NO MP 

O vereador de Americana, Gualter Amado (PDT), publicou um vídeo em suas redes sociais no início da tarde desta segunda-feira, fazendo uma representação de Notícia de Fato no Ministério Público sobre o problema de abastecimento de água no município. Ele cita que, desde quinta-feira passada, milhares de pessoas, indústrias e empresas sofrem com a falta de água, além das escolas municipais e estaduais correrem o risco de suspender as aulas.

A Notícia de Fato é uma demanda dirigida à apreciação do Ministério Público, de suposta violação a direito, ilegalidade ou abuso de direito, e que seja passível de ensejar sua atuação institucional. Em outras palavras, trata-se da comunicação de um acontecimento (fato) para o Ministério Público, que avaliará seu potencial para ser transformado em outras atividades finalísticas extrajudiciais ou em ação judicial. Possui prazo de 30 dias para encerramento ou conversão em outro procedimento.

 

Homem é acusado de caçar pombos silvestres em área rural de Limeira

A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local No final da tarde desta terça-feira (22), uma denúncia levou os policiais ambientais até um pesqueiro na área rural de Limeira. A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local. Ao chegarem, os policiais foram recebidos pela esposa do acusado, que confessou que seu marido caçava pombos silvestres. Segundo o cabo da Polícia Militar Ambiental (PMA), o acusado, um homem de 37 anos, relatou que a carne de pombo silvestre, encontrada em um freezer na residência, era para consumo próprio. Apesar da confissão, o homem foi liberado, mas irá responder pelo crime ambiental. A caça de animais silvestres é proibida prevista na lei 9.605/98 e constitui um crime ambiental, que pode resultar em penalidades severas. (Renan Isaltino) 

Veja mais

Atualização sobre Explosão em Residência na Brasilândia: Bisavô da vítima preso por Homicídio

Um dia anterior a explosão o pai da bebê teria visto o bisavô entrando na residência com um botijão de gás  Na manhã desta terça-feira (22), uma explosão em uma residência na Brasilândia, zona norte de São Paulo, resultou na morte de um bebê de quatro meses e deixou outras três pessoas feridas. O homem de 73 anos preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão, foi identificado como Euclides Ferreira, bisavô da vítima.  Euclides teve 50% do corpo queimado na ação e foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. As outras vítimas, todas da mesma família, incluem uma adolescente de 12 anos e dois adultos, pais das crianças.  O Portal Veloz teve acesso ao Boletim de Ocorrência, no qual, Vinícius de Medeiros Bispo, pai da bebê Maitê Alice Ferreira Medeiros, relatou à polícia que Euclides já havia ameaçado a família de morte e que havia desavenças constantes no local. Vinícius, sua companheira, enteada e filha viviam no andar superior do imóvel, enquanto Euclides residia no andar de baixo.  Vinícius contou que, no dia anterior à explosão, viu Euclides entrando no imóvel com um botijão de gás, o que lhe causou estranheza, pois o homem havia comprado um botijão recentemente. Na unidade de saúde, Euclides afirmou que na manhã da explosão abriu o botijão, que estava vazando gás e não conseguiu mais fechar.  Duas horas depois, ao acender um isqueiro para iluminar o quarto e procurar seu celular, ocorreu a explosão. Euclides também mencionou ter muitos problemas com sua neta e o companheiro dela, que moravam na parte de cima da casa. O suspeito é acusado pelos crimes de explosão, lesão corporal qualificada e homicídio qualificado. A polícia solicitou a prisão preventiva de Euclides, enquanto as investigações continuam. (Renan Isaltino)

Veja mais

Explosão em Residência na Brasilândia: Homem de 73 Anos Preso por Homicídio

O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses  Na manhã desta terça-feira (22), uma tragédia abalou a comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Um homem de 73 anos foi preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão que fez uma residência desabar. O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses, que não resistiu aos ferimentos, e deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo o próprio suspeito.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem preso teve 50% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo graus no pescoço e no tronco. Ele foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é proprietário do imóvel onde as vítimas residiam e havia discutido com os inquilinos devido à falta de pagamento. Durante a discussão, ele teria causado a explosão, que foi motivada por um vazamento de gás de cozinha (GLP), conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros.  O recém-nascido foi uma das seis vítimas socorridas pelos bombeiros. Ele foi internado no Hospital da Brasilândia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. As outras cinco vítimas são da mesma família: o pai, a mãe e seus três filhos, sendo duas crianças e o bebê. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito permanece sob custódia, enquanto as vítimas recebem o suporte necessário. (Renan Isaltino)                                          O idoso de 73 anos foi socorrido com 50% do corpo queimado    Foto: divulgação RECORD

Veja mais