Portal Veloz

Controle de Arboviroses aumenta fiscalização em prédios públicos de Sumaré

O Controle de Arboviroses de Sumaré segue com os trabalhos de combate ao mosquito da dengue em todas as regiões do município. No último sábado (22), agentes de endemias realizaram inspeções em imóveis especiais. O controle de focos com larvicidas foi realizado no prédio do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Durante a visita, a equipe encontrou diversas larvas do mosquito Aedes aegypti nas caixas de armazenamento de água da chuva. Os imóveis especiais são locais não residenciais com grande fluxo de pessoas, o que pode favorecer a proliferação do mosquito. Esse tipo de vistoria é realizado periodicamente em unidades de saúde e prédios públicos municipais.

As ações de combate à dengue continuam nesta semana nos bairros Vila Miranda, Jardim Puch, Jardim das Palmeiras e Matão. As equipes seguem com visitas casa a casa, orientações à população e busca ativa de casos suspeitos ou confirmados de dengue. Já as inspeções em imóveis especiais têm continuidade nas regiões do Matão e do Centro.

Os trabalhos desenvolvidos são essenciais para interromper a cadeia de transmissão da doença. “Porém, é ainda mais importante cuidarmos do nosso quintal, eliminando os criadouros. Não adianta realizarmos esses serviços hoje se, na semana que vem, houver novamente larvas se desenvolvendo, retomando todo o ciclo”, alertou o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

Até o momento, foram registradas 8.531 notificações de dengue, das quais 5.665 foram confirmadas como casos positivos. Quinze casos evoluíram para óbito em decorrência da doença. Em relação à Chikungunya, foram registradas 15 notificações, com 4 casos positivos no município.

Como combater o mosquito

Para combater o Aedes aegypti, são necessárias algumas ações simples, como:

  • Manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada;
  • Remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir o escoamento da água pelas calhas;
  • Evitar o acúmulo de água da chuva sobre lajes;
  • Lavar semanalmente, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água;
  • Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas;
  • Trocar a água e lavar os vasos (principalmente por dentro) ao menos uma vez por semana;
  • Guardar garrafas sempre com a boca para baixo;
  • Descartar corretamente o lixo, especialmente pneus inservíveis, e não jogá-lo em terrenos baldios.

Foto: Prefeitura de Sumaré

×

Buscar no Portal Veloz