Bolo natural sem leite e sem açúcar para incluir bebês com alergia à proteína do leite nas celebrações
A Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é uma das alergias mais comuns nos primeiros anos de vida. Diferente da intolerância à lactose, ela é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca, podendo causar desde sintomas leves até graves, como urticária, vômitos, cólicas, problemas respiratórios e anafilaxia.
“A APLV afeta principalmente os bebês, geralmente manifestando-se nos primeiros meses de vida. Estima-se que até 75% dos casos regridam espontaneamente até os três anos de idade. Por isso, o acompanhamento médico individualizado é fundamental”, explica Tatiana Amorim, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas.
O tratamento consiste na retirada total do leite e derivados. Uma das formas preventivas de evitar o surgimento da APLV é manter o aleitamento materno exclusivo, sempre que possível, nos primeiros seis meses de vida, e evitar a exposição precoce ao leite de vaca antes do primeiro ano, informa especialista.
Receita especial: Bolo de Banana e Tâmaras com Geleia sem Açúcar
Para que os bebês participem das comemorações sem receio, o Departamento de Alimentação Escolar desenvolveu receita totalmente natural, sem leite e sem açúcar refinado. A preparação respeita as recomendações de não introduzir açúcar na alimentação antes dos 2 anos.
Ingredientes:
– 1 xícara de tâmaras sem caroço
– 2 bananas bem maduras
– 1/4 xícara de água morna
– 1/4 xícara de óleo de coco ou vegetal
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– Geleia sem açúcar, própria para bebês
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 ºC e unte uma forma pequena. Hidrate as tâmaras em água morna por 10 minutos e bata no liquidificador com as bananas e o óleo até formar um purê liso. Misture o purê com a farinha, canela e fermento até obter massa homogênea. Asse por 25-30 minutos até firmar e dourar levemente. Deixe esfriar antes de desenformar e cubra com geleia sem açúcar.
“Mesmo com ingredientes naturais e sem adição de açúcar, é possível criar preparações coloridas e saborosas. Use frutas frescas cortadas em pedaços pequenos como morangos, manga, mirtilos ou banana para decorar. Formatos especiais com cortadores ou uma coroa natalina com rodelas de kiwi e frutas vermelhas tornam o visual mais festivo e atrativo para os bebês”, sugere Tatiana.
Atenção: para bebês maiores de um ano que não possuem APLV, as tâmaras podem ser hidratadas e batidas com leite de vaca.











