Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Concurso Rainha Pérola Negra de Campinas abre inscrições para edição 2025

Estão abertas as inscrições para o Concurso Rainha Pérola Negra de Campinas 2025. A iniciativa tem por objetivo homenagear mulheres negras do município que se destacam em diferentes frentes de atuação pela promoção da igualdade racial.

Criado pela Lei Municipal nº 8.175/1994 e regulamentado pelo Decreto nº 20.268/2019, o concurso reconhece mulheres em sete categorias: Cultura; Educação pela promoção da igualdade racial; Profissional de destaque; Trajetórias de luta e garantia de direitos; Desenvolvimento comunitário; Revelação; e Afirmação da identidade.

“O concurso tem como propósito abrir espaço para a inclusão e o reconhecimento das mulheres negras, valorizando suas contribuições culturais, sociais e educacionais”, afirma Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Como funciona

A seleção das indicadas será realizada pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Para concorrer, as candidatas devem ter mais de 18 anos, ser brasileiras, autodeclaradas negras, residirem em Campinas e apresentar breve currículo que comprove sua atuação na categoria escolhida.

As inscrições estarão abertas entre 24 de março e 25 de abril de 2025. Os documentos devem ser entregues presencialmente na sede da Coordenadoria Departamental de Promoção da Igualdade Racial (CDPPIR), localizada na Avenida Dr. Campos Salles, 427, no Centro, ou encaminhados por e-mail para cepir@campinas.sp.gov.br.

Resultado

O resultado com os nomes das selecionadas será publicado no Diário Oficial de Campinas no dia 28 de abril. Já a cerimônia de diplomação ocorrerá em maio, em um evento cultural que rememora os tradicionais bailes organizados por Laudelina de Campos Melo, figura histórica da luta negra na cidade, idealizadora do primeiro concurso em 1957.

O coordenador departamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo de Rezende Bento, destaca que a iniciativa fortalece a memória e a visibilidade da mulher negra. “É uma celebração da resistência, da contribuição e da potência das mulheres negras campineiras em nossa sociedade”, diz.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Adolescente é detido durante patrulhamento da Força Tática em Limeira; veículo é apreendido

O jovem teria adquirido o carro por R$ 4 mil  Durante patrulhamento de rotina na noite desta segunda-feira (28), no Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), a equipe da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo Gol suspeito de envolvimento em um furto a uma loja de pneus na cidade.  Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o jovem. No entanto, durante a vistoria do veículo, os militares verificaram diversas irregularidades, entre elas o lacre da placa danificado.  Segundo o sargento Wellington, da Força Tática, que deu detalhes sobre a ocorrência, o adolescente foi questionado a respeito da procedência do carro. Ele alegou que teria adquirido o veículo por meio das redes sociais, pelo valor de R$ 4 mil. O jovem foi encaminhado ao plantão policial de Limeira, acompanhado pela mãe.  Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado. O veículo, entretanto, permaneceu apreendido devido às irregularidades constatadas.  O caso será investigado para apurar possíveis ligações do automóvel com o furto registrado na loja de pneus. (Renan Isaltino)

Veja mais

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais