Conclusão da parte que cabe à Prefeitura está prevista para novembro; proprietários querem inaugurar em setembro
A reconstrução do Mercado Municipal de Limeira foi pauta da reunião entre a Comissão de Obras e representantes da Associação de Lojistas nesta quinta-feira, 16 de outubro. A parte que cabia à Prefeitura tem previsão de conclusão em novembro, e a parte que cabe aos proprietários terá início em seguida. O vídeo do debate pode ser conferido na íntegra neste link.
Participaram da reunião os membros da Comissão, vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário; o diretor de Obras Públicas, José Geraldo Bassan; o engenheiro civil e fiscal da obra, Rafael Justi Torrezan; o presidente da Associação de Lojistas do Mercadão, José Geraldo Benetti; e proprietários de lojas. O vereador Elias Barbosa (PRTB) também acompanhou os trabalhos.
Segundo o diretor de Obras Públicas, a parte da reforma que cabe à Prefeitura, que era 40%, já está na etapa final. Coube ao Executivo fazer as fundações, paredes, pilares, vigas e cobertura, o custo foi de aproximadamente R$ 32 milhões. A previsão de conclusão e entrega aos lojistas é até o meio de novembro, conforme estimativa do fiscal da obra.
O presidente da Associação relatou que, ao todo, são 127 boxes internos e externos, que pertencem a aproximadamente 70 proprietários. De acordo com ele, os lojistas já estão fazendo um caixa para custear a parte deles na obra, que desejam iniciar assim que eles assumirem o espaço. Quanto à reabertura, disse que desejam que aconteça o quanto antes. “É um grande sonho a gente reinaugurar o nosso Mercado no aniversário de 200 anos da cidade no ano que vem”, declarou José Geraldo.
‘’O mercado municipal é tradicional em Limeira, e também é um local de extrema importância para todos os munícipes locais. A comissão de obras da Câmara Municipal está acompanhando com vocês a reforma, nós queremos comemorar os 200 anos dessa cidade com essa entrega do mercadão, aí teremos motivos de sobra para comemorar essa importante obra, não só para vocês que cuidam da reconstrução, mas para todo o município de Limeira, para praticamente 300 mil habitantes e será uma vitória para todos nós’’, destacou o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi.
Deliberações
Durante a reunião, os vereadores deliberaram o encaminhamento de ofício à Prefeitura solicitando a apresentação do projeto de restauração das telhas do arco que fica na entrada principal do mercado Municipal, na avenida Sete de Setembro (entrada principal do Mercadão, uma vez que os lojistas informaram que, em conversa prévia com o prefeito Murilo Félix (Podemos), a referida obra estaria incluída no escopo da intervenção a ser realizada pela Prefeitura.
O colegiado pediu também que o Executivo apresente estudo técnico referente ao Mercadão, com o objetivo de identificar soluções para a contenção das águas no local, bem como informe quais medidas estão atualmente em análise.
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata.
Foto: Câmara de Limeira