Portal Veloz

Comissão da Câmara de Limeira retoma vistoria em área ocupada por usuários de drogas no Belinha Ometto

Munícipes relatam sensação de insegurança e pedem a atuação do poder público

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Limeira voltou a vistoriar, nesta terça-feira, 2 de dezembro, a área no entorno do ecoponto do bairro Belinha Ometto. A presença de usuários de drogas e pessoas em situação de rua preocupa os vereadores, que têm recebido denúncias constantes sobre a sensação de insegurança no local. Uma diligência havia sido realizada pelo colegiado em novembro deste ano e os membros retornaram para verificar a situação.

A ação ocorreu na Avenida Virgílio Bassinello. Os vereadores se deparam com barracos na área e a presença de pessoas em vulnerabilidade social. O cenário apresentado por moradores da vizinhança é de insegurança pública. Isso porque o espaço é ocupado irregularmente e serve de abrigo para usuários de drogas, ponto de circulação de entorpecentes, pessoas em situação de rua. Furtos e outros delitos como ameaça foram relatados pelos munícipes, que pedem a atuação do poder público.

Apesar de solicitada a presença de representantes da Secretaria de Promoção Social (Seprosom) e da Guarda Civil Municipal (GCM), os órgãos não participaram da diligência. Os encaminhamentos pela Comissão à Prefeitura serão adotados na próxima reunião entre os parlamentares, quinta-feira, 4 de dezembro, às 16h.

Compõem a Comissão de Segurança Costa Júnior (Podemos), presidente; Felipe Penedo (PL), vice-presidente, e Carlinhos do Grotta (PL), secretário.

Outras violações  

Os vereadores destacaram a gravidade da situação que, segundo eles, demanda abordagem social, encaminhamento dos indivíduos a programas de reabilitação e presença de forças de segurança. O colegiado identificou ainda como urgente a necessidade de limpeza da área.

Violações ambientais também foram flagradas no momento da vistoria, pois próximo aos barracos havia queima de lixo e materiais na Área de Preservação Permanente (APP), além de cavalos em possível condição de abandono.

Outra questão é a condição de saúde das pessoas em situação de rua e da vizinhança, casos de tuberculose foram apontados aos vereadores, bem como infestação de carrapatos no entorno dos barracos.

 

Foto: Câmara de Limeira

Deixe um comentário

×

Buscar no Portal Veloz